Você é um bom motorista ou um barbeiro no trânsito?
O Código de Trânsito Brasileiro é composto por 341 artigos. Do 161 até o 255 são descritas as infrações de trânsito e suas respectivas penalidades. Atualmente, eles preveem 243 condutas passíveis de punição no trânsito. Algumas infrações são amplamente conhecidas pela sociedade, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, a proibição de dirigir sob efeito de álcool ou enquanto fala ao celular e transitar pela contramão, mas há outras ignoradas por muitos.
Fato é que o trânsito do Brasil apresenta sinais preocupantes. De acordo com um estudo realizado pelo site inglês Compare The Market, a partir de dados divulgados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o segundo pior País do mundo para quem dirige. A análise levou em conta vários aspectos, como congestionamentos, custo de manutenção do veículo em relação à renda média da população, qualidade das vias urbanas e estradas e índice de mortalidade em acidentes de trânsito. Além disso, conforme relatado pela Agência Brasil, o número de acidentes fatais nas rodovias federais tem aumentado gradativamente. Em 2020, foram registrados 63.548, e esse número subiu para 64.441 em 2022. No mesmo período, os acidentes com mortes passaram de 5.291 para 5.381.
TESTE SEU CONHECIMENTO
Há atitudes comuns dos motoristas passíveis de penalização e que não são seguidas por falta de conhecimento. Veja as principais:
- Usar buzina para cumprimentar alguém no trânsito. A lei prevê que, caso não a buzina não seja acionada por motivo de advertência, o motorista pode ser multado.
- Dirigir com o braço do lado de fora do carro. Quem trafegar assim, poderá ser autuado.
- Dirigir apenas com uma das mãos no volante. Exceto em casos que o motorista precise sinalizar algo com o braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do carro, a penalidade é de multa.
- Dirigir usando fone de ouvido. A multa é de R$ 130,16, com acréscimo de 4 pontos na carteira.
- Transitar pela faixa da esquerda e não sair quando solicitado, independentemente se o outro condutor estiver acima da velocidade permitida da via. A passagem pela esquerda é obrigatória quando solicitada.
- Não ligar o limpador do para-brisa sob chuva é considerada uma penalidade grave, com possibilidade de multa e retenção do veículo.
- Deixar o carro entrar em pane devido à falta de combustível é uma infração de trânsito. Por isso, é importante garantir que o tanque esteja sempre acima da reserva.
- Molhar os pedestres. De acordo com o Código Trânsito de Brasileiro, é uma infração média que acarreta em quatro pontos na carteira, além da multa.
Ser motorista é seguir também essas regras. Do contrário, é agir como "barbeiro". (Foto: Pixabay)