Centro de Palotina finalmente se verá livre do tráfego pesado
R$ 147 milhões será o custo total do novo contorno viário de Palotina, cuja construção foi formalizada ontem (7), durante a inauguração da nova esmagadora de soja da cooperativa C. Vale, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Com 15 km de extensão, o contorno desviará o fluxo de caminhões do centro de Palotina e agilizará o transporte de cargas do Oeste do Paraná, pois por ele deverão passar, até 2030, mais de 5,5 mil caminhões carregados principalmente de produtos agrícolas.
"O contorno é um desejo, uma necessidade, já de muito tempo da cidade. É um projeto muito moderno, sem interseções viárias, sem sinaleiros, que vai dar velocidade ao fluxo de caminhões, melhorando o trânsito e trazendo mais segurança aos cidadãos e trabalhadores de Palotina", Ratinho Junior ao assinar o convênio.
Segundo o prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giacometti, os investimentos da cooperativa e do Governo do Estado impulsionarão sobremaneira a economia e a estrutura da cidade. "Só essa esmagadora vai mobilizar centenas de caminhões por dia trafegando pelo município. Além disso, a atividade da cooperativa gera novos empregos, dá valor à produção. Tudo isso vem para beneficiar o morador de Palotina", explicou.
Também marcaram presença no ato o presidente da C. Vale, Alfredo Lang; os secretários estaduais de Agricultura, Norberto Ortigara; de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; e do Turismo, Márcio Nunes; o deputado federal Dilceu Sperafico; os deputados estaduais Marcel Micheletto e Adão Litro. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)