Luto: TV brasileira perde a pioneira Lolita Rodrigues
Faleceu neste domingo (5), em João Pessoa, onde morava com a única filha desde sua aposentadoria, em 2015, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues. Ela estava com 94 anos e a causa da morte foi pneumonia, segundo o Hospital Nossa Senhora das Graças, onde estava internada.
Filha de espanhóis, Lolita Rodrigues nasceu em Santos (SP) e fez parte da geração precursora da televisão no Brasil. Ela cantou, por exemplo, no programa de estreia da TV Tupi, levado ao ar em 18 de setembro de 1950.
Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em "Corcunda de Notre Dame", na TV Tupi. Nesse papel ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Em seu último trabalho na TV a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes) na novela Viver a Vida (2009). Ao lado de Nair Bello e Hebe Camargo, formou um trio inesquecível para os amantes do rádio e da televisão. (Foto: Reprodução Rede Globo)