Cascavel tem 63 vezes mais frangos do que habitantes
O portal G1 postou na manhã desta sexta-feira (3) ampla reportagem mostrando que o agronegócio brasileiro produz atualmente 1,9 bilhão cabeças de gado, frangos e porcos e demais animais que atendem à grande demanda por carne do próprio País e de boa parte do exterior. Isso equivale a nove vezes o número de habitantes do País, que acabou de chegar à casa de 203 milhões de acordo com o IBGE.
No caso específico da avicultura, o Paraná alcançou em 2022 o maior volume de carne de frango da história, superando a casa de 2 bilhões de aves, o equivalente a mais de um terço de toda a produção nacional do período, que foi de 6 bilhões.
São números verdadeiramente expressivos, mas ainda assim distantes do alcançado por Cascavel, que de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do mesmo IBGE se tornou o maior produtor de frangos do País com 21,3 milhões de animais, o equivalente a nada menos que 63 para cada um de seus pouco mais de 348 mil habitantes.
Esse feito confirmou Cascavel, a Capital do Oeste, na seleta lista das cidades paranaenses que estão na dianteira da agropecuária nacional, ao lado de outras três desta mesma região: Toledo, principal produtor de suínos do País, com 909,8 mil animais em 2022 (mais de seis por habitante), Nova Aurora e Palotina, que lideraram a produção de carne de tilápia com 24,4 mil toneladas e 15 mil toneladas, respectivamente.
De quebra, o Paraná também faz dobradinha na cabeça do ranking da produção de leite, com Castro e Carambeí, ambos municípios dos Campos Gerais, colocando no mercado 426,6 milhões e 255,6 milhões de litros cada, respectivamente. (Foto: Sistema Faep)