Paraná contabiliza prejuízos da chuvarada na agricultura
O excesso de chuvas de outubro causou perdas na qualidade da produção agrícola paranaense, que ainda estão sendo calculadas. Os prejuízos maiores estão nas lavouras de trigo, especialmente naquelas que já estavam prontas para a colheita conforme dados constantes do Boletim de Conjuntura Agropecuária relativo ao período de 27 de outubro a 1º de novembro, que pode ser acessado AQUI.
As primeiras safras de soja e milho, que estão sendo plantadas, também sofreram com as condições climáticas, embora os impactos sejam pontuais. A soja ainda mantém 92% das lavouras em situação boa, 7% em condições médias e 1%, ruins.
O milho sentiu mais as chuvas de outubro, primeiro por ter sido plantado antes da soja e, depois, por estar concentrado mais ao sul do Estado, onde as precipitações foram mais abundantes. Do que está a campo, 83% têm condições boas, 15%, medianas, e 2%, ruins.
O excesso de umidade fez com que o feijão que já está semeado perdesse qualidade. Em relação à semana anterior, as áreas em condições ruins subiram de 1% para 3%, as médias passaram de 17% para 24%, enquanto as que estão em situação boa baixaram de 82% para 73%. (Foto: José Fernando Ogura/AENPR)