Veja a proposta de Ratinho Jr aos professores universitários
Depois de uma longa espera, foi finalmente encaminhado à Assembleia Legislativa o projeto de lei do Governo do Paraná para corrigir os salários dos professores das universidades estaduais. A proposta prevê aumento nos pagamentos adicionais de acordo com a titulação dos professores, com correções que variam de 5% a 25% em relação aos valores pagos atualmente sobre o salário-base dos docentes.
Com os novos percentuais, os docentes com especialização passarão a receber um adicional de titulação de 30%, os mestres de 60% e os doutores de 105%. Atualmente, os percentuais são de 25%, 50% e 80%, respectivamente. A proposta do Governo é que os novos valores sejam aplicados na folha de pagamento a partir de janeiro de 2024, mas de forma retroativa ao mês de dezembro de 2023.
Segundo Ratinho Junior, a proposta foi elaborada em conjunto pelas secretarias estaduais e as reitorias das sete universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. Ele defendeu que os valores definidos conseguem combinar uma valorização dos quadros acadêmicos com a capacidade orçamentária do Estado.
"Ao longo dos anos de 2022 e 2023, fomos ajustando e modernizando algumas carreiras do Estado e agora chegou a vez dos professores das universidades estaduais, que são um ativo importante do Paraná", disse. "Depois de muito trabalho sobre aquilo que o Tesouro Estadual tem capacidade para honrar, definimos um investimento de R$ 200 milhões para o aumento nos percentuais de titulação, que se somam a um reajuste de 5,79% já concedido aos servidores públicos estaduais", acrescentou o governador.
"Somado aos 5,79% já concedidos pelo Estado a todos os servidores, isso significa um ganho de mais de 17% no poder de compra do salário líquido dos professores do ensino superior no caso dos doutores, algo que não foi concedido por nenhum outro estado do País", garantiu o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
As sete universidades estaduais ofertam 445 cursos de graduação, 209 de mestrado e 119 de doutorado e reúnem 75.147 estudantes (63.591 na graduação, 6.366 nos mestrados e 4.222 nos doutorados). (Foto: Jonathan Campos/AENPR)