Usina de Itaipu reabre o vertedouro após 6 meses
Depois de seis meses, a Itaipu Binacional voltou a abrir seu vertedouro nesta quarta-feira (1º) para escoar o excedente de água não usada para a produção de energia. A operação foi necessária para garantir a segurança da barragem e o fornecimento de energia para o Brasil e o Paraguai.
O vertimento nos níveis atuais deve ser mantido nos níveis atuais pelo menos nos próximos sete dias, pois há previsão de chuvas intensas até sexta-feira (3) na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e na bacia do Rio Iguaçu.
A Comissão Especial de Cheias da Itaipu permanece mobilizada para dar toda a assistência às famílias atingidas pelas inundações, mitigar os impactos para a população ribeirinha e manter o fornecimento de energia.
POPULAÇÃO ATINGIDA
No lado paraguaio, cerca de 400 famílias ribeirinhas estão sendo assistidas pela Itaipu em diferentes bairros. O mais afetado é o San Rafael, em Ciudad del Este, com cerca de 140 casas atingidas. A maioria está em albergues mantidos pela Itaipu e outras foram para casas de familiares e amigos(as). Todas as pessoas estão sendo orientadas a aguardar a situação voltar ao normal para retornar aos seus lares.
Já no lado brasileiro foram impactados alguns pontos como o Iate Clube Cataratas e o porto de areia, no Bairro Porto Meira, mas apenas uma família, que vive nas imediações do antigo Espaço das Américas, precisou ser desalojada. (Foto: Divulgação Itaipu)