Transtorno de personalidade narcisista
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
O transtorno de personalidade narcisista é resultado de um conjunto de fatores genéticos e ambientais que moldam as características do individuo até a idade adulta.
Há teorias sugerindo que a criação dos pais pode ter influência importante quando, por exemplo, a pessoa é elogiada ou criticada demais.
Pacientes com narcisismo apresentam sintomas como grande sensibilidade a críticas ou derrotas. No entanto, essa característica não é demonstrada sempre que eles têm a sensação de humilhação, degradação e vazio interno. Em alguns casos, a reação pode ser de desdém, raiva ou agressivo contra-ataque.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), o transtorno de personalidade narcisista é uma condição psiquiátrica complexa e que provoca comportamentos de grandiosidade (o portador sente-se superior ao outro) e a necessidade de ter a atenção voltada para si e ser adulado, além de falta de empatia, busca de privilégios, sentimento de inveja, falta de limites, necessidade de aplausos e admiração constante, arrogância... Isso costuma causar relacionamentos conturbados.
Mas nem todo narcisista apresenta os mesmos comportamentos. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, há dois tipos de narcisista: o grandioso e o vulnerável.
Os narcisistas grandiosos costumam ser extrovertidos, dominantes e arrogantes. Também têm autoestima elevada, são confiantes e geralmente são felizes.
Já os vulneráveis são inseguros, tímidos e têm baixa autoestima. Geralmente são ansiosos, mais sensíveis às críticas e podem ter depressão.
De qualquer forma, ambos os tipos são de pessoas egoístas, que se sentem especiais e buscam por adulação e admiração dos outros.
"No primeiro contato, o narcisista aparenta pouca diferença de uma pessoa comum. Mas ele odeia não receber atenção especial, em qualquer contexto. Na hospedagem de um hotel, na consulta médica, com os pares afetivos e nas reuniões de família querem ser o centro da atenção. Geralmente, não medem esforços para atingir seus objetivos, o que causa sofrimento para quem convive com eles", explica Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório Integrado de Transtornos de Personalidade e do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq - USP).
Se não buscarem tratamento médico e psicológico, é comum que as pessoas com transtorno de personalidade narcisista complicações no dia a dia, dentre eles:
- Problemas no trabalho ou na escola;
- Depressão e ansiedade;
- Uso abusivo de drogas e/ou álcool;
- Pensamentos ou comportamentos suicidas;
- Isolamento social;
- Relacionamentos instáveis e conturbados. (Imagem: Pixabay)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788