Consamu vai assumir hospital de Cafelândia
Agora é oficial: a gestão do Hospital Municipal de Cafelândia, construído e equipado com recursos de emendas parlamentares de Hermes Frangão Parcianello e alvo de grande polêmica nos últimos meses, terá a participação direta do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), embora em parceria com a Prefeitura local. Autorização para isso foi assinada nesta sexta-feira (27) pelo presidente do consórcio e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, e o prefeito de Cafelândia, Culestino Kiara.
Antes de ser oficializada, a parceria foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos integrantes do Consamu em assembleia, e a abertura do hospital deverá ocorrer em 2024, mas em três etapas. Além de Giacometti e Kiara, participaram da assembleia os prefeitos Beto Lunitti (Toledo), Luiz Carlos Beletti (Tupãssi) e Ahmad Issa (Vera Cruz do Oeste) e os vice-prefeitos Gileade Osti (Guaíra) e Vagner Rodrigues (Terra Roxa).
Concebido para atuar na operacionalização do Samu nos 43 municípios que integram a 10ª e a 20ª Regionais de Saúde, o Consamu está completando 10 anos e tem feito a gestão associada atualmente também das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Guaíra e Tancredo Neves em Cascavel, além do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão, de Palotina, e do Hospital de Retaguarda de Cascavel. (Foto: Divulgação)