Lula demite Maria Rita e dá comando da Caixa ao Centrão
Mais um nome do alto escalão do Governo Lula acaba de sucumbir diante da avidez do famigerado Centrão por cargos estratégicos. O presidente chamou Maria Rita Serrano no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (25), agradeceu a ela pelo trabalho desenvolvido desde o início do ano e comunicou seu afastamento do comando da Caixa Econômica Federal.
Ela continuará na Caixa, pois é funcionária de carreira, mas quem presidirá o banco estatal de agora em diante é o economista Carlos Vieira Fernandes, que foi diretor do Fundo de Pensão da Caixa de 2016 a 2019 e foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional na época de Dilma Rousseff.
NOTA OFICIAL
A mudança foi confirmada por meio da seguinte nota oficial emitida no início da tarde pela Secretaria de Comunicação do governo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa
SECOM (Foto: Geraldo Magela/AGBR)