Cascavel recebe a tecnologia 5G três anos antes do previsto
Cascavel passa a contar nesta quarta-feira (25) com a tecnologia 5G de telefonia móvel. O lançamento e ativação aconteceram pela manhã, durante evento realizado na Acic, e com três anos de antecedência, pois estava prevista apenas para 2026.
Ao participar do ano, o prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que Cascavel foi a primeira cidade do Paraná a protocolar o pedido para a implantação do serviço e a ter uma lei específica que estabelece procedimentos para a instalação de antenas de telecomunicações no Município.
"Nossa vida está dependente da internet, seja na saúde, na educação, nos produtos, no serviço. A cidade está conectada e o serviço de internet também precisa devolver isso com rapidez. E o 5G é o que há de mais moderno, por isso o nosso empenho, a nossa dedicação", disse Paranhos.
Christian Krieger, diretor regional da TIM Sul, destacou que Cascavel é uma cidade focada no agronegócio, telemedicina e um polo universitário. "Essas três verticais conversam com a estratégia do 5G. Paralelo a isso, a gente tem as autoridades, o prefeito, que trabalharam muito forte para mudar a lei, para ficar menos burocrático e a gente antecipar uma obrigação que era de 2026 para 2023. E o legal, a gente não para por aqui, segue investindo, tem investimentos importantes até o final do ano", afirmou.
De acordo com a operadora, a rede de quinta geração está sendo disponibilizada neste primeiro momento 66% da cidade, ou seja, no Centro e mais 25 bairros: Cancelli, Country, São Cristóvão, Pacaembu, Região do Lago, Maria Luiza, Parque São Paulo, Neva, Pioneiros Catarinenses, Alto Alegre, Coqueiral, Parque Verde, Recanto Tropical, Canadá, Brasmadeira, Interlagos, Brasília, Universitário, Santa Felicidade, Quatorze de Novembro, Esmeralda, Santa Cruz, Santo Inácio e Espigão Azul. (Foto: Silvia Soluszynski/Secom)