O que existe no Rio Sucuri, além de peixe? Sucuri, claro
Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul com cerca de 25 mil habitantes, é reconhecidamente um dos principais destinos do ecoturismo brasileiro. Por pouco mais de R$ 200, lá é possível fazer, dentre outras coisas, um encantador passeio de barco pelo Rio Sucuri, que cruza a também muito conhecida Fazenda São Geraldo a 20 km da cidade e deságua no Rio Formoso.
Mas, a julgar por um fato que está repercutindo grandemente na imprensa e nas redes sociais nesta terça-feira (24), o tal Rio Sucuri tem mais que peixes de várias espécies e tamanhos que podem ser vistos a olho nu em um dos três cursos d’água mais cristalinos do mundo.
As imagens gravadas pelo guia de turismo Célio Araújo são um sonho de todo pescador que frequenta as cercanias do Pantanal ou a parte de seu interior ainda conservada, mostrando uma enorme Sucuri almoçando um Cateto, também chamado de Caititu ou Porco-do-Mato.
"Eu estava subindo o rio, no horário mais ou menos das 14h. Próximo de um banhado, na parte de brejo, eu vi um vulto e um macaco agitado, aí coloquei o grupo na água e voltei. Quando eu voltei e passei por ela de novo, ela tinha estrangulado o porco", contou ele ao portal G1.
Célio aproveitou para tranquilizar os turistas que o acompanhavam, bem como todos que viessem a tomar conhecimento de seu flagrante raro, dizendo que a Sucuri jamais vai atacar uma pessoa, a não ser que se sinta ameaçada ou esteja extremamente faminta, o que é totalmente incomum por lá. "Mas tem que sempre manter distância", aconselhou.
ONÇA NO PANTANAL
Em março deste ano um grupo de cascavelenses que costuma ir anualmente ao Pantanal pescava no Rio Paraguai quando o jovem Raí Guerino, um adolescente que estava acompanhado do pai Alexandre (Suco) e do piloteiro, filmou uma Onça-Pintada nadando a poucos metros do barco. Essas imagens foram postadas inicialmente no portal Campo Grande News e também rodaram o País. (Foto: Célio Araújo)