Unioeste se destaca em programa sobre sustentabilidade e inovação
A Unioeste foi a segunda universidade do Paraná com mais projetos aprovados na primeira edição do edital do programa de fomento da Ageuni (Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação). Ao todo, foram aprovados 67 projetos no Estado, totalizando mais de 28 milhões em aporte para projetos de pesquisa nessas áreas, destinadas a atender as demandas das empresas.
Do total de 67 projetos aprovados pelas sete universidades estaduais paranaenses, 15 (22,39%) estão sob a coordenação de pesquisadores da Unioeste e somam um total de R$6, 6 milhões de aporte (23,10% do total).
No caso da Unioeste, as demandas contempladas neste primeiro edital ficaram assim distribuídas: seis de grandes empresas, quatro de microempresas e MEIs, três de pequenas e médias empresas e duas de outras categorias.
A área mais contemplada nesta fase do programa foi agricultura e agronegócio, com 45,11% dos recursos, seguida por biotecnologia e saúde (17,15%), energias sustentáveis (16,67%), sociedade, educação e economia" (15,15%) e cidades inteligentes 5,92%.
As demandas aprovadas e que serão atendidas pela Unioeste são provenientes das cidades de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Curitiba, Pato Branco, Ouro Verde do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Mercedes.
De acordo com a reitoria da Unioeste, esse resultado é de extrema relevância, pois confirma a necessidade de aproximação das universidades com a sociedade e que o Governo do Estado do Paraná está comprometido com esta causa. (Foto: Divulgação)