Linhas de crédito fomentarão o turismo náutico e pesqueiro
O Governo do Paraná usou o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, realizado no sábado (21), para fazer o lançamento oficial de um novo programa: o Fomento Turismo, Pesca e Náutica. A ideia é fortalecer os empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro no Estado por meio de duas linhas de crédito com taxa de juros de 0,65% ao mês (referência outubro de 2023).
A linha Pesca e Náutica, com crédito de até R$ 30 mil e prazo de pagamento de até 60 meses (incluindo carência), é destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca. Os recursos podem ser usados para aquisição de pequenas embarcações, motores, implementos, e capital de giro para a atividade.
Já a segunda linha conta com recursos do Fundo Geral do Turismo e dispõe de créditos de até R$ 500 mil para investimentos fixos e aquisição de bens, incluindo embarcações e capital de giro puro ou associado. Podem ser atendidas empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná e incluídas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), como hotéis e pousadas do turismo náutico, marinas, estaleiros, entre outras.
Os prazos variam conforme o tipo de investimento, podendo ser de até 72 meses para capital de giro puro ou até 120 meses para projetos que envolvem investimento fixo, podendo incluir no prazo total até 18 meses de carência.
"Vamos financiar barcos para o pessoal que trabalha no setor de turismo. Também vamos financiar fabricantes de barcos de alumínio, as chamadas voadeiras. Mas não só isso. Essa linha vai para toda a cadeia produtiva da pesca, para quem quer comprar seu barco a juro subsidiado para trabalhar", anunciou o governador Ratinho Junior durante o ato.
"Outro ponto importante é que com a pesca esportiva nós incentivamos a sustentabilidade. O pesque e solte está crescendo muito aqui no Paraná, o que movimenta toda a cadeia de turismo, desde o pessoal das pousadas, setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes até os guias de barco, que levam e trazem os pescadores esportivos para sua atividade de lazer", acrescentou. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)