Por que é importante impor limites na educação dos filhos?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Ensinar sobre limites aos filhos é fundamental para que eles aprendam sobre responsabilidade, respeito ao próximo, controle emocional e outros comportamentos essenciais para o convívio social.
É comum responsáveis que não compreendem ou não sabem o quanto é importante estabelecer limites na educação dos filhos passarem por situações constrangedoras e desconfortáveis.
Quando se trata de limites, falamos de:
Segurança e proteção já que as crianças são curiosas e podem se machucar facilmente, ficar vulneráveis a pessoas más, a perigos iminentes... Por isso, devemos ensinar as crianças a evitarem situações de risco e reconhecerem o perigo ao seu redor.
Desenvolvimento de responsabilidade conscientiza os filhos de suas responsabilidades com seus brinquedos, seus pertences, suas tarefas, com os colegas, com o cuidado do seu quarto...
Ensino de valores e normas sociais faz com que as crianças aprendam o que podem ou não fazer na interação com os outros, preparando-as para serem responsáveis e respeitosas.
Impor limites não é algo meramente restritivo, é direcionar, ensinar responsabilidade aos filhos. Mas tudo isso tem que ser ensinado de forma respeitosa e amorosa, o que deve ser a base de toda relação entre pais e filhos.
Ensinar limites na educação dos filhos é a chave para as crianças se tornarem adultos seguros, responsáveis e emocionalmente saudáveis.
Os limites funcionam como direcionamento para as crianças, ajudando-as a entender o mundo ao seu redor e a se comportarem de forma correta e segura. (Foto: Getty Images)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788