Cooperativas do Oeste doam 8 ton. de frango a flagelados
Coopavel, Copacol, Lar e C. Vale, todas cooperativas do Oeste paranaense, doaram 8 toneladas de carne de frango para as famílias afetadas pelas chuvas no Paraná. Além disso, as permissionárias da Ceasa doaram 50 toneladas de outros alimentos aos flagelados da chuvarada, que já levou 20 municípios a declararem situação de emergência.
"Estamos tendo uma mobilização muito grande dos entes públicos, das secretarias de Estado, dos empresários e da população em geral para atender os mais afetados por estas chuvas e pelas cheias dos rios. Tivemos uma doação muito grande das cooperativas, que anunciaram 8 toneladas de frango congelado que serão distribuídas pela Defesa Civil, e que ajudarão nesta assistência", afirmou Ratinho Junior ao fazer o anúncio oficial da doação do setor cooperativista, nesta quarta-feira (18).
De acordo com o governador, cada uma das cooperativas doou 2 toneladas de proteína, que serão organizadas e distribuídas pelas equipes da Defesa Civil. Neste primeiro momento, os alimentos serão enviados principalmente para as cidades União da Vitória e São Mateus do Sul, que estão entre as mais afetadas pelas chuvas no Paraná. Entretanto, a depender da disponibilidade e logística, outras cidades também poderão receber os alimentos.
"As cooperativas foram muito compreensivas e solícitas em atender o nosso pedido, entendendo o drama das famílias atingidas, desabrigadas ou não", destaca o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. "Agora estamos trabalhando para encaminhar esses alimentos o mais breve possível para ajudar essas famílias paranaenses que necessitam do nosso apoio", conclui.
E para reforçar esse apoio, o Governo do Estado lançou uma campanha coordenada pela primeira-dama Luciana Saito Massa, com apoio da Secretaria de Estado da Justiça e do Procon, para arrecadar doações de pessoas e empresas, incluindo itens de higiene, limpeza, água potável e alimentos para as famílias atingidas. O Estado também anunciou a liberação de R$ 30 milhões para ajudar na recuperação das estradas danificadas pelas chuvas.
As cidades que decretaram situação de emergência são Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória. (Foto: Jonathan Campos/AENPR)