3,1 mil cascavelenses não pagarão mais a casa própria
A Caixa Econômica Federal tem só mais dez dias para regulamentar o mais novo programa do Ministério das Cidades, criado por portaria publicada dia 28 de setembro e que isenta os beneficiários do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada" do pagamento das prestações da casa própria e terão seus imóveis quitados dentro da nova política do governo federal para reduzir o déficit habitacional.
Só em Cascavel a medida vai beneficiar 3.110 famílias de acordo com balanço que acaba de ser divulgado pela Prefeitura Municipal. "Com a isenção, essas famílias poderão investir em outras prioridades, como alimentação e vestuário, e ter um pouco mais de conforto. Isso leva dignidade às famílias", avalia o prefeito Leonaldo Paranhhos.
De acordo com o presidente da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), Vinicius Boza, serão beneficiadas famílias que residem nos residenciais Pazzinato (60), Quebec (128), Jaborá (280), Gralha Azul (497), Riviera (2.089) e Moradias Rurais no Assentamento Valmir Motta (56).
A regra vale para novos contratos e dá isenção de parcelas para contratos antigos, mas nem todos os imóveis do Minha Casa, Minha Vida serão contemplados. A isenção é para a chamada Faixa 1 do programa e só será disponibilizada nas modalidades subsidiadas do programa com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, Fundo de Desenvolvimento Social e Programa Nacional de Habitação Rural.
O Ministério das Cidades informou que, a partir da identificação pelo Agente Financeiro do enquadramento das famílias nas novas regras, elas serão automaticamente convocadas a comparecer à agência para concluir os trâmites formais necessários na quitação do imóvel. (Foto: Secom/PMC)