"A regra é clara"
Conhecido sobretudo dos amantes do esporte, o bordão que dá título a esta nota, eternizado pelo ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho no papel de comentarista esportivo da Rede Globo, cai como uma luva para que se possa entender a repercussão desmedida da ação da Vigilância Sanitária que levou à apreensão de algumas resmas de alho encontradas com o "Rei da Cocada", ambulante que há mais de uma década faz da venda de doces no Calçadão uma forma digna de garantir o sustento da família. É bem verdade que se trata de uma pessoa do bem, pois do contrário não estaria trabalhando e sim roubando ou assaltando como tantas outras. Não menos verdade, no entanto, é que vinha agindo à margem da lei, pois já tinha sido devidamente notificado de que poderia vender doces (para o que possui até alvará, diga-se de passagem), mas não alho, prática vedada por normativa federal, porém persistiu no erro e acabou transformando os fiscais em uma espécie de carrascos, contando para tanto com a ajuda de um verdadeiro batalhão de comentaristas de plantão habituados ao uso nada responsável do Whatsapp, do Facebook e outras ferramentas de comunicação. Que desse episódio sejam tiradas lições não só para evitar a repetição desse tipo de erro, mas também para realçar o entendimento de que cumprir as leis vigentes é dever de todos, independente de condição econômica ou social, credo, cor, raça ou coisa que o valha.
A educação...
Por sugestão do Ministério Público da Vara da Infância, Cascavel possui desde 2011 um programa interessante de combate à evasão escolar, que envolve inclusive uma busca ativa dos alunos que faltam às aulas por cinco dias consecutivos. Os resultados têm sido tão positivos que a iniciativa vem inspirando outros municípios a fazerem o mesmo.
...em debate
Mas o saldo poderia ser ainda melhor não tivesse o Município assumido uma atribuição do Estado, na medida em que o programa chega também à rede estadual de ensino. Um projeto que tramita na Câmara e propõe agora a divisão dessas responsabilidades será debatido em audiência pública no próximo dia 15.
Novo "estrategista"
Réu desde 2016 em um processo de racismo contra o ex-colega de parlamento Mestre Pop, o ex-vereador curitibano Zé Maria é o mais novo inquilino da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Cida Borghetti. O cargo estava vago desde a saída do ex-prefeito cascavelense Edgar Bueno, em meados do mês passado.
Impugnação
O PSOL, com pouco mais de 2 mil filiados em todo o Paraná, foi o partido escalado pela oposição a Beto Richa para impugnar a candidatura do ex-governador a uma cadeira no Senado Federal. A ação será baseada na "parada técnica" em Paris há três anos, que levou Richa e a esposa Fernanda a serem condenados em colegiado pelo TJ-PR no início da semana. Mas trata-se de uma ação de êxito pouco provável, pois o tipo de condenação não se encaixa na Lei da Ficha Limpa.
Divisão desigual
Transformar em votos a enorme vantagem de espaço que terá sobre seus adversários no horário eleitoral gratuito será um desafio gigante para Geraldo Alckmin no primeiro turno da eleição presidencial. Os cálculos ainda carecem de oficialização pelo TSE, mas pelas regras vigentes já é possível saber que o candidato tucano abocanhará praticamente metade dos 12 minutos e 30 segundos de cada programa no rádio e na televisão.
Os tempos
Alckmin deverá ficar com algo próximo de 6 minutos e 3 segundos. O segundo maior espaço será do candidato do PT (que deverá ser Fernando Haddad), com 2 minutos e 7 segundos, e o terceiro do peemedebista Henrique Meirelles, com 1 minuto e 38 segundos. Os demais concorrentes ficarão apenas com pequenas frações: Alvaro Dias e Ciro Gomes 33 segundos, Marina Silva 16 segundos, Jair Bolsonaro, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, José Maria Eymael, Vera Lúcia, João Goulart Filho e João Amoêdo com pouco menos de 15 segundos.
* Pílulas
* Apenas ontem é que o economista Ricardo Soares Martins, indicado pelo deputado Alfredo Kaefer, tomou posse como novo presidente da Ferroeste. * O cargo era ocupado interinamente pelo diretor de produção Rodrigo César de Oliveira desde 18 de abril. * O PSDB estima que fará ao menos três deputados federais depois que foi aceito "goela abaixo" no chapão da coligação pró-Cida Borghetti, formada também por PP, PSB, DEM, PTB, PROS, PMB e PMN. * Analistas políticos estimam ser bem provável que Valdir Rossoni, Luiz Carlos Hauly e Mounir Chaowiche se elejam. Se bem que em política nem sempre as previsões se confirmam. * Para deputado estadual a chapa tucana tem um número bem maior de prováveis muito bem votados, dentre eles Marcello Richa, André Bueno, Evandro Junior, Marcos Traad, Michele Caputo, Paulo Litro, Ademar Traiano e Wilson Quinteiro. * Plantando seus tentáculos econômicos em várias partes do mundo, os chineses estão de olho em Foz do Iguaçu. * Uma comitiva da Zona Industrial de Weihai e da Câmara de Comércio Brasil-China veio, viu e gostou do potencial turístico da cidade das Cataratas.