Lutando por aumento real, bancários ameaçam fazer nova greve nacional
Na sexta rodada de negociação, realizada ontem (7), em São Paulo, com a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN - da Contec (Confederação Nacional dos Bancários), a entidade patronal (Fenaban) apresentou contraproposta oferecendo apenas a reposição da inflação para os salários dos bancários, com base no INPC dos últimos doze meses (setembro/2017 a agosto/2018).
Essa contraproposta foi rejeitada já na mesa pelo comando nacional dos bancários. Nesta quarta os sindicatos estarão realizando assembleias para analisar a campanha salarial e deliberar sobre a oferta patronal. Nova rodada de negociação da Contec com a Fenaban já está agendada para dia 17 de agosto (sexta-feira da próxima semana), a partir das 14 horas, novamente em São Paulo.
Na negociação de ontem, o Paraná esteve representado pelo presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, pelo vice-presidente do Seeb de Maringá, Carlos Roberto Rodrigues, e pelo presidente do Seeb de Ponta Grossa, Gilberto Lopes Leite.
"A contraproposta dos bancos não condiz com a realidade. Os cinco maiores bancos tiveram lucro de R$ 77,4 bilhões em 2017 e apenas com a receita obtida com tarifas de serviços bancários conseguem cobrir todos os gastos com o pessoal em 140%", cita Gladir Basso. Por isso, segundo ele, "vamos insistir em aumento real de salários na reunião do dia 17. Não abriremos mão desse ganho real. E classe precisa estar unida e mobilizada para, se necessário, ir à luta para garantir seus direitos".
Ainda na sua contraproposta, a Fenaban inclui o pagamento da primeira parcela da PLR ainda no mês de setembro/2018. Entre as cláusulas que pretende alterar, ao fundamento de melhoria da segurança jurídica, a Fenaban destacou a da "estabilidade pré-aposentadoria" e a do "pagamento das horas extras no mês seguinte".
A CEBNN/Contec destacou na mesa a necessidade de incorporação de percentual a título de produtividade, considerando os expressivos lucros obtidos pelos bancos.
EM CASCAVEL
Seguindo orientação do comando nacional, o Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região marcou assembleia geral extraordinária para esta quarta-feira, a partir das 18 horas, em segunda convocação, no auditório da entidade (Rua Souza Naves, 3983, 7º andar, sala 706, Ed. Lince), para analisar a campanha salarial; discutir e votar a contraproposta da Fenaban; e definir estratégias da campanha salarial a partir de agora.