Chuvarada já causou grandes estragos em 40 cidades do PR
Conforme boletim divulgado na noite deste domingo (8) pela Defesa Civil, 40 municípios paranaenses foram duramente afetados pelos eventos meteorológicos que atingem o Estado desde o ultimo dia 3. E ao menos outros cinco também registraram estragos, mas em menor intensidade. A estimativa é que mais de 16 mil pessoas tenham sido afetadas pelo mau tempo. O número aumentou no fim de semana, confirmando a previsão do Simepar de novos temporais.
Alguns municípios tiveram danos mais significativos, como São Jorge d’Oeste, Paulo Frontin, Paula Freitas, Mangueirinha e Cascavel. Já Rio Negro, União da Vitória, Rebouças e Peabiru, dentre outros, tiveram problemas de alagamento e inundações por conta da chuva continuada e dos grandes acumulados. Só em Rio Negro e União da Vitória, 200 pessoas tiveram que deixar as suas residências, elevando para 740 o total de desalojados desde o início. Além disso, diversos trechos rodoviários sobreram danos e estão parcial ou totalmente interditados.
Paula Freitas, Mangueirinha, Rio Negro, São Jorge d’Oeste, Pinhão, Paulo Frontin e Cascavel já decretaram situação de emergência e vêm recebendo auxílio para socorrer os atingidos. O Estado já distribuiu 18 mil telhas, além de 650 kits dormitório, 584 kits higiene e 484 cestas básicas.
CASCAVEL
Em Cascavel a Defesa Civil fez plantão durante o domingo, quando recebeu inúmeros chamados durante a madrugada por conta de novas chuvas torrenciais que atingiram a cidade. Mais famílias tiveram as casas alagadas e lonas foram distribuídas para o atendimento emergencial.
Até agora, 52 famílias cadastradas receberam telhas, totalizando 1.140 telhas de fibrocimento de 4 mm, e 14 famílias receberam lonas por conta da chuva deste domingo. (Foto: Defesa Civil)