Siate de Cascavel faz 25 anos e recebe homenagem
Uma Moção de Aplausos entregue por iniciativa do vereador Cidão da Telepar foi a forma como a Câmara homenageou o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência), que acaba de completar 25 anos de existência na cidade, com vasta folha de serviços prestados à população. A distinção foi entregue ao tenente coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, na presença de atuais e antigos integrantes do Siate.
"O atendimento feito pelo Siate é da maior relevância. Só para se ter uma ideia, em 2022 foram mais de 6 mil pessoas atendidas, e isso não tem preço. Para a vítima com trauma, segundos de um bom atendimento podem fazer toda a diferença. E é isso que o Siate faz. Parabéns ao Siate por 25 anos em Cascavel, sempre prestando um bom serviço para nossa cidade e para a região", declarou Cidão da Telepar.
"Agradeço ao vereador Cidão e a todos os demais. É um grande motivo de alegria receber esse reconhecimento, pelo carinho que a população tem conosco. Nesses 25 anos foram mais de 100 mil vítimas atendidas, e gostaríamos que esse número fosse menor. O Siate é um serviço integrado: é o Corpo de Bombeiros, são os médicos e a estrutura que a Prefeitura fornece, com apoio do Estado. Esse esforço conjunto é o que garante um bom atendimento", afirmou o comandante dos Bombeiros durante o evento, que teve a participação de personagens históricos do Siate na cidade, como Antônio Curioni e o médico Marco Antonio Trindade.
O primeiro Siate do Brasil foi implantado em Curitiba, em 1990. Com o sucesso da iniciativa, o governo estadual incentivou a criação do modelo em todas as principais cidades do Paraná. O de Cascavel foi instalado em 26 de junho de 1998, na gestão do então prefeito Salazar Barreiros e do então secretário de Saúde, o médico Lísias Tomé, que mais tarde viraria prefeito.
A missão do Siate é prestar o socorro de emergência às vítimas de acidentes ocorridos em vias e logradouros públicos e ambientes profissionais e domiciliares, garantindo o suporte básico e avançado de vida, e transportá-las para os hospitais de referência integrados ao sistema, por meio de ambulâncias, em condições ideais, com equipamentos e procedimentos médicos indispensáveis ao suporte de vida, evitando o agravamento das lesões e melhorando suas condições clínicas.
A EQUIPE
O atual responsável pelo Siate é o major bombeiro Tiago Zajac, mas a equipe é numerosa e integrada ainda pelos seguintes profissionais:
Médicos - Luiz Carlos Toso, Oswaldo Luiz Garcia, Marco Antônio Trindade, André Silvio Schier, Clederson Bittencourt e Jhon Toigo.
Enfermeiras e técnicas de enfermagem - Jucelia, Josefa, Juliana, Odete, Ilza, Ana e Silvana.
Socorristas - Subtenentes Alcir Lasta, Ananias Maciel, Fábio Rogério Mendes, Jorge Iglikoski, Leonir Adriano Argente, Luiz Denardi, Sérgio Jamir Koerich e Vanderlei Figueiredo da Costa; 1ºs sargentos Jamir Alves, Mauro César Batistussi, Mauro Nascimento De Barros, Milton Dos Santos Brito, Nilson Aparecido Veiga da Silva e Sandro Henrique Comarella; 2ºs sargentos Claudiomar da Silva, Cristiano de Oliveira, Edemar de Souza Migliorini, Edson Neves de Lima, Fábio Jair Bach, Gléber Antônio Baranowski, José Vilson De Lima, Nilson Ribeiro do Nascimento, Paulo César Saraiva da Silva e Lucas da Silva Delai; 3ºs sargentos Antônio Celso Ferreira, Daniel Ferreira de Souza Junior, Edson Ribeiro dos Santos, Evandro Marcelino do Carmo, Fabio Fiorin Cardoso, Franciney Rodrigues, Gildo Novak, Gildomar Trevisan, Joel Carlos Ferreira, Juliano André da Silva, Leandro Pires Viana, Lindomar Bonifácio Ferreira, Marcio Viana Da Costa, Maurício Alves dos Santos, Midbar Teixeira Gonçalves, Samuel de Freitas Motta e Sérgio Domingos Tochetto; cabos Adson Henrique Zaror, Alan Rubel, Álvaro Francisco Locatelli, Cláudia Gracieli de Souza Alves, Creone de Oliveira, Cristian Dieferson Wojeick, Eliana Paula Teixeira Zacarquim, Ercolis Eurico Ferreira Lopes, Fabiano de Almeida Tristão, João Ricardo Nunes Pereira, Juliano Saulo Adami, Júlio César Senderski, Marcelo da Silva Costa, Marcio Ricardo Mequelussi da Silva, Marcisnei Marcelo Both Klein, Maria Lúcia de Chaves, Paulo Favin, Rodrigo Rodrigues Ribeiro, Tássio Crystian Ferreira de Souza, Thiago André Locatelli, Valdir Soares de Oliveira, Cecilia Strehl Costa e Willian Marcelo Telles Mellk; soldados Alex dos Santos Medeiros, Altieri Biondo, Anderson Rodrigo Gaspar da Rosa, Douglas Kauffmann Javorski, Eduardo Frangiotti Testa, Ellen Caroline Chrun Vianna, Rayana Marcon e Claudio Rotava.
A equipe conta ainda Luciele no administrativo e com a zeladora Cristiane. (Foto: Flávio Ulsenheimer)