Projeto permite desembarque de pessoas fora dos pontos de ônibus
Foi aprovado nesta segunda-feira (2) e voltará a ser votado nesta terça (3), pela Câmara de Cascavel, projeto do presidente da Casa, vereador Alécio Espínola, assegurando às mulheres, aos idosos e às pessoas com deficiência o direito a desembarcar dos ônibus do transporte coletivo fora dos pontos de ônibus.
O benefício dessa proposta, que para ser transformada em lei precisará depois ser sancionada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, é válido apenas a partir das 22 horas, ou seja, por aproximadamente duas horas diárias, notadamente aquelas em que a segurança é mais deficitária.
"Pessoas idosas estão mais vulneráveis a acidentes e podem ter dificuldades de locomoção. Assim como pessoas com deficiência podem se beneficiar da parada em locais mais acessíveis e mais próximos de seus destinos", defende Alécio. Pelo projeto, a regra vale desde que respeitado o itinerário previsto no contrato de concessão.
Há uma lei em vigor desde 2012 prevendo esse direito às mulheres, mas normalmente isso não é praticado. "É importante que toda a população tome conhecimento desta regra e cobre seu cumprimento", ressaltou Alécio. (Foto: Divulgação CMC)