Depressão e suicídio
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A depressão é um transtorno bastante comum, mas sério. Os sintomas começam com uma tristeza profunda, após alteração do humor, e não ficam só nisso. A pessoa passa a ter insônia, falta de apetite, angústia, muita ansiedade, pânico, dor de cabeça, dores musculares, taquicardia, começa a se isolar socialmente, não quer mais ir ao trabalho, à faculdade etc...
Além dos sintomas descritos acima, a pessoa depressiva também apresenta sintomas psicológicos com alteração do pensamento. Ela acha que não adianta procurar ajuda, que isso só acontece com ela, que nunca vai melhorar, e esses pensamentos muitas vezes a levam ao desespero.
Se não buscar ajuda rapidamente, a tendência é esses sintomas irem se intensificando e a pessoa acabe entrando em desespero por falta de orientação adequada.
A depressão é uma doença tão grave que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é uma das principais causas de suicídio.
Se você está tendo esses sintomas há mais de uma semana, procure ajuda rapidamente, pois depressão é uma doença como qualquer outra e precisa ser tratada. Recorra a um profissional capacitado para te orientar e te ajudar a entender o que está acontecendo com você. E não se desespere, pois depressão tem tratamento. Acredite: você vai ficar bem!
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788