Desempenho questionável
O site Congresso em Foco, especializado no acompanhamento do trabalho de deputados e senadores, acaba de dar início a um "pente fino" para ajudar os eleitores a conhecerem o histórico dos candidatos à Presidência da República. A primeira reportagem versa sobre Jair Bolsonaro, chamado de "mito" por seus eleitores e um dos líderes nas pesquisas. Segundo o levantamento, dos 150 projetos apresentados por ele em 27 anos de atuação na Câmara Federal - dos quais o único que virou lei isentou bens de informática e automação do IPI -, nada menos que 32 foram voltados aos interesses dos militares, categoria que o candidato se orgulha de representar mesmo tendo sido expulso do Exército. Na educação, sua única proposta foi um projeto prevendo a redução de impostos federais na cobrança de taxas, mensalidades e emolumentos pelos estabelecimentos de ensino das famílias com mais de um filho. Já na saúde foram dois projetos, ambos rejeitados: um autorizando o uso da "pílula do câncer" e outro garantindo atendimento ambulatorial e hospitalar aos ex-combatentes.
Concorrência
Por falar na disputa pelo Palácio do Planalto, desde 1989, quando foram 22 os concorrentes, não havia tantos candidatos, o que prova o grande interesse pelas regalias dadas ao chefe da República. Outro dado importante: partido com o maior número de filiados do País, o PMDB volta a ter candidatura própria depois de quatro eleições.
Nanica
De tão desconhecido, o nome de Priscila Ebara Guimarães, do inexpressivo PCO, só agora começa a figurar na imprensa como candidata ao Governo do Paraná. Com ela sobem para dez os postulantes ao Palácio Iguaçu.
Tempo
O TRE tem prazo até o próximo dia 24 para homologar o tempo que cada candidato ao Governo do Paraná terá no horário eleitoral gratuito. Os partidos, no entanto, já fizeram seus cálculos e chegaram à conclusão de que Cida Borghetti terá em torno de 2 minutos e 59 segundos, Ratinho Junior 2 minutos e 2 segundos, João Arruda 1 minuto e 50 segundos e Dr. Rosinha 1 minuto e 11 segundos. Os demais ficarão com menos de 15 segundos cada.
Família dividida
Um dos empresários mais ricos do Paraná, Joel Malucelli colocou os pés em duas canoas na corrida pelo Governo do Paraná. O genro João Arruda é candidato a governador e o primo Coronel Malucelli o vice na chapa de Cid Borghetti. Como se isso não bastasse, Joel é suplente no Senado e um dos principais articuladores da candidatura de Alvaro Dias à Presidência da República.
Tapetão
São reais as possibilidades de Ogier Buchi ser impedido pela Justiça de concorrer ao Governo do Paraná. Acontece que apenas quatro dias antes da convenção do PSL que homologou seu nome ele foi nomeado pela governadora Cida Borghetti como diretor de operações do BRDE.
Pipoqueiro
É assim que os adversários do deputado federal Fernando Francischini o estão chamando depois que ele desistiu de concorrer ao Senado apenas 48 horas depois de ter sua candidatura homologada. O que pegou, segundo os detratores, foi o medo de enfrentar Beto Richa e Roberto Requião e ficar sem mandato. Mas algo parece ter mudado de fato, pois Francischini deve sair candidato à Assembleia Legislativa e lançar o filho Felipe à Câmara dos Deputados.
Sobre rodas
Como senhor da razão, o tempo se encarregou de mostrar a assertiva dos que diziam que o movimento dos caminhoneiros havia ganhado um viés político-eleitoral. Plínio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de São José dos Pinhais e um dos líderes da paralisação, teve seu nome homologado como candidato a deputado federal pelo Patriota, partido que no Paraná está coligado com o PSL de Jair Bolsonaro.
Piadista
Bem ao seu estilo, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, segue fazendo piada com coisa séria. Diante da negativa do TRF-4 à solicitação para que Lula participasse do debate desta quinta-feira da Bandeirantes, agora ela quer que a cadeira que seria destinada ao ex-presidente fique vazia.
* Pílulas
* Matéria postada nesta terça no site da CGN voltou a colocar em xeque o trabalho de Alfredo Kaefer na Câmara Federal. * O deputado é acusado agora de assumir a paternidade da conquista de R$ 3 milhões para a Uopeccan, quando os recursos foram doados por empresas e pessoas físicas. * O prefeito Leonaldo Paranhos determinou que Cettrans e Guarda Municipal comecem a fiscalizar imediatamente o Uber e outros serviços de transporte que funcionam por aplicativo. * Para exercer esse tipo de atividade os motoristas devem estar devidamente credenciados e, claro, recolher os impostos devidos tal qual acontece com os taxistas. * "Panorama Geral da Política Moderna" foi o tema escolhido para a palestra que o cientista político Marcelo Navarro proferirá a empresários na reunião de quinta-feira da Acic. * A vereadora iguaçuense Nanci Rafain foi salva da cassação pelos colegas, mas acabou denunciada pelo Ministério Público à Justiça por apresentar atestado médico supostamente falso para se ausentar da Câmara de Foz e assistir ao Rock in Rio. * Por três votos a dois, o TJ-PR manteve nesta terça-feira a determinação para a devolução do dinheiro gasto por Beto e Fernanda Richa em 2015, durante estadia de dois dias em Paris.