Um único doador pode salvar até 8 vidas. Sabia?
Engajado na causa da doação de órgãos desde que o pai passou por um transplante de coração, João Guilherme Silva, filho do apresentador Fausto Silva, o Faustão, está participando da campanha do Governo do Paraná que incentiva a doação. O jovem foi autor de uma das primeiras postagem em rede social do vídeo da campanha que foi ao ar nesta quarta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Há exatamente um mês, o apresentador famoso passou por uma cirurgia para o transplante de coração, após ficar internado por mais de um mês em quadro grave de insuficiência cardíaca. Pai e filho passaram a se manifestar, desde então, na divulgação da causa, para que todas as pessoas que estão hoje na fila consigam um órgão mais rapidamente.
De acordo com dados do relatório semestral da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), o Paraná tem o maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes em 2023. Foram registrados 243 doadores de janeiro a junho, o que garantiu a posição de liderança no ranking nacional, com a marca de 42,5 doadores por milhão de população (pmp), enquanto a taxa de doações no Brasil é de 19 pmp.
Um dos objetivos da peça publicitária, criada pela Secretaria de Estado da Comunicação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, é conscientizar as famílias paranaenses sobre a importância da doação para salvar vidas. Podem ser doados coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões. Um único doador pode salvar até oito vidas. (Foto: Reprodução Band)