Pesquisa vai desenhar mapa do emprego da região Oeste
Associados das entidades empresariais do Oeste paranaense começam a receber pesquisa elaborada pelo POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) com a finalidade de traçar o mapa de empregos na região, onde o agro aborve grande parte da mão de obra. A pesquisa é mais uma etapa de um trabalho iniciado há algum tempo e que, além de conhecer a real necessidade de mão de obra, busca definir ações e estratégias para evitar o risco de uma escassez de profissionais nas mais diferentes áreas.
"Peço encarecidamente aos associados, à medida que receberem a pesquisa, que tirem uns minutos do seu tempo para preencher o questionário. São perguntas importantíssimas para entendermos com mais profundidade sobre um problema que já começa a atingir o Oeste do Paraná. Quanto mais informações tivermos, mais assertivas serão as respostas que teremos para evitar um cenário preocupante às empresas", observa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Siro Canabarro.
Aos associados da Acic a pesquisa será encaminhada juntamente com o boleto de setembro, informa o gerente César Ióris. "A participação dos nossos associados nessa iniciativa é absolutamente importante. Os primeiros trabalhos já identificaram que são mais de 12 mil vagas disponíveis na região e que não são preenchidas. Se nada for feito, o quadro tende a se agravar. Por isso, é fundamental que todos participem", reforça César, acrescentado: "Essa é uma excelente oportunidade para termos um diagnóstico completo de uma situação que afeta todas as empresas. Com as respostas, teremos mais elementos em mãos para neutralizar problemas".
A PESQUISA
A pesquisa foi dividida em quatro grupos, segundo o número de funcionários da empresa. Entre as perguntas, estão as seguintes: Quantos colaboradores sua empresa tem atualmente e qual é o regime de contratação; Número de vagas em aberto; Faixa salarial por cargo no último ano; Grau de dificuldade de contratação; Tempo médio de preenchimento por cargo; Tempo médio de permanência do colaborador na empresa, e Quais são as principais habilidades que sua empresa procura em um colaborador. (Foto: Arquivo AENPR)