A importância da resiliência
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A palavra resiliência vem do latim resilire, que significa "voltar atrás".
Ser resiliente é ter a capacidade de se recuperar após um período difícil, de estresse, doença, separação ou até mesmo em situações do dia a dia... Bem como enfrentar mudanças, pressão, frustração e outras tempestades e mesmo assim conseguir retornar ao estado de bem estar e plenitude. Basicamente, é transformar experiências não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança, e seguir em frente.
A resiliência deveria ser uma habilidade ensinada desde muito cedo, pois é essencial para a sobrevivência humana.
Ela é desenvolvida em conjunto com as nossas experiências de vida, à medida que adversidades vão surgindo no caminho.
Sendo resiliente, a pessoa acaba descobrindo a importância de administrar o estresse, a frustração, as emoções negativas etc...
As pessoas que têm a habilidade de se recompor rapidamente consegue levar uma vida mais tranquila, já que possui uma visão otimista e consegue encontrar aspectos positivos em meio a uma imensidão de fatores negativos.
As pessoas resilientes conseguem desenvolver relações mais harmoniosas e são consideradas companhias agradáveis. Fazer terapia é a maneira mais eficaz de desenvolver a resiliência.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788