Semana Acadêmica da Univel reúne veterinários e agrônomos
Ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula e garantir a integração entre o espaço universitário, a pesquisa e o mercado de trabalho são os objetivos da Sinca (Semana Acadêmica Integrada das Ciências Agrárias da Univel), evento que chegou à sua 6ª edição e ofereceu aos futuros médicos veterinários e agrônomos momentos de imersão, networking e aprendizado. Realizada no auditório da instituição, a semana contou com extensa programação de palestras e minicursos ministrados por renomados profissionais da área.
Além de complementar a teoria, a semana acadêmica fortalece vínculos e amplia o contato do aluno com profissionais e pesquisadores. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Tadeu, o evento contou com a parceria de patrocinadores, parceiros e palestrantes que são mais que experientes quando o assunto é medicina veterinária e saúde única. "Participando da semana acadêmica os alunos adquirem crescimento educacional e têm acesso aos assuntos que estão em pauta no nosso mundo atual. Além do networking, essa rede de contatos é essencial, pois, no futuro, essas parcerias poderão ser utilizadas".
A integração dos acadêmicos com os profissionais da área é extremamente importante para a formação, uma oportunidade de fazer networking e criar rede de contatos. De acordo com coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques, o objetivo do Sinca é levar aos alunos o conhecimento além da sala de aula. "O objetivo dos cursos e das palestras é aprofundar o ensino dos alunos para que eles tenham mais informações e mais ferramentas para desenvolverem ainda mais o aprendizado".
Marcos Fernando Branchi, acadêmico do 4º período do curso de Agronomia, conta que participar do evento foi enriquecedor e complementou o aprendizado adquirido em sala de aula, que agora é levado para a prática no dia a dia da produção. "Durante as palestras e minicursos recebemos orientações e passo a passo fundamentais. Foram destacados aspectos importantes sobre o manejo desde o tratamento da semente e a escolha do híbrido adequado, visando já a tolerância à cigarrinha. Além disso, foram compartilhados métodos e moléculas mais eficazes para um controle eficiente. Para mim, essa informação foi extremamente valiosa", afirma.
O futuro engenheiro-agrônomo ressalta que a experiência foi completa e reforçou o aprendizado das aulas práticas e teóricas. "Os minicursos nos proporcionaram uma perspectiva mais prática e aprofundada. Quanto ao manejo de ervas daninhas, foi especialmente produtivo, pois compreendemos os mecanismos de ação e identificamos as principais ervas daninhas que estão desenvolvendo resistência a certas moléculas. Ficou claro que a utilização de moléculas mais antigas, agora reintroduzidas no mercado, em combinação, está se tornando uma abordagem eficaz. As empresas estão lançando produtos com dois princípios ativos, duas moléculas diferentes, para otimizar o controle das ervas na plantação", finalizou o acadêmico da Univel.
Através de uma programação abrangente de palestras e minicursos conduzidos por especialistas renomados, os participantes foram imersos em um ambiente propício para a troca de conhecimento, networking e aquisição de habilidades práticas. O Sinca consolidou-se como uma ferramenta valiosa na formação dos futuros profissionais das ciências agrárias, garantindo uma transição fluida do ambiente acadêmico para a prática cotidiana, enriquecendo assim o setor agrícola com profissionais altamente qualificados e atualizados. (Foto: Divulgação)