Piscicultura ajuda a projetar Paraná no Brasil e no mundo
A piscicultura representou 0,8% do VBP (Valor Bruto da Produção Paranaense) do Paraná em 2022, que foi de R$ 191,2 bilhões. Isso foi possível graças a um crescimento de 21% na produção do Estado, que tem em Nova Aurora, Palotina e Assis Chateaubriand, todos municípios da região Oeste, como maiores produtores.
Isso ajuda a explicar o fato de Foz do Iguaçu ter sido escolhida para sediar o V IFC Brasil (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), evento promovido pela Unioeste com apoio de BRDE, Copel, Fomento Paraná, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Ministério da Pesca e Aquicultura, que foi aberto ontem (19) e se estenderá até amanhã (21).
"Essa feira passou a ser um grande instrumento de união do ecossistema da produção de pescados no Brasil. O mundo vai precisar aumentar a produção de alimentos em 20% na próxima década, e 70% disso será produzido na América Latina. Nós temos uma responsabilidade com a segurança alimentar do planeta e o Paraná vem se consolidando também nessa importante cadeia de proteína animal", destacou o governador Ratinho Junior ao participar da abertura do evento, que reúne 50 conferencistas de diferentes países e uma centena de empresas interessadas em prospectar novos negócios.
Com o tema "Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global", o encontro reúne executivos, produtores, agentes públicos, acadêmicos e líderes de todas as áreas do setor produtivo, abrangendo desde a produção primária de aquicultura e pesca até fornecedores de tecnologias, prestadores de serviços, indústria, logística e mercado consumidor.
Também participaram do ato de abertura o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, e do Turismo, Marcio Nunes; os presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Otamir César Martins, e do IAT, Everton Souza; os deputados federais Luiz Nishimori e Elton Welter, e o deputado estadual Hussein Bakri. (Foto: Ari Dias/AENPR)