Trecho que vai de Curitiba a Paranaguá terá pista tripla
O Lote 2 do novo pedágio no Paraná, a ser leiloado no próximo dia 29 na Bolsa de Valores de São Paulo, vai transformar o Litoral do Paraná em um grande canteiro de obras. A principal conexão entre o Interior e a Capital ao Litoral é a BR-277, que terá obras desde o Jardim Botânico de Curitiba até a Avenida Portuária em Paranaguá.
Nesse lote, a concessão da BR-277 vai do perímetro urbano da capital paranaense até o viaduto da Avenida Ayrton Senna da Silva, na entrada do município que sedia o maior porto do Paraná e o mais eficiente do Brasil.
O trecho de aproximadamente 81 quilômetros da rodovia federal, que já é duplicado, vai ganhar faixas adicionais nos sentidos crescente e decrescente em praticamente todo o trajeto (apenas quatro quilômetros ficarão sem três faixas em ao menos um dos sentidos), além de vias marginais em segmentos no perímetro urbano de Curitiba e na entrada de Paranaguá.
Com isso, a descida da Serra do Mar terá três pistas, facilitando a movimentação até o Porto de Paranaguá, que projeta alcançar 60 milhões de toneladas movimentadas já neste ano, e de turistas em direção aos municípios que compõem a região.
Está previsto um investimento de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os 30 anos de vigência da concessão. A previsão de assinatura do contrato é para o final de janeiro do ano que vem.
Confira neste mapa a localização das principais obras previstas para a BR-277 no Lote 2. (Foto: Roberto Dziura/AENPR)