Fifa testa mudança na regra do impedimento. Veja a ideia
No jogo em que o Brasil bateu o Peru por 1 a 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, nesta semana, foram necessários nada menos que seis minutos para que, mesmo com o uso do VAR, a arbitragem chegasse à conclusão de que deveria anular um gol do atacante Richarlysson. Aliás, esse problema tem sido recorrente no mundo tudo.
Mas uma mudança parece estar a caminho, pois a Fifa já vem experimentando uma alteração na regra em campeonatos das categorias de base de três países europeus: Suécia, Itália e Holanda.
Na regra atual, basta que uma pequena parte do corpo do atacante esteja à frente do penúltimo defensor adversário para se configurar o impedimento. A ideia em teste é que o impedimento passe a ser marcado apenas quando o atacante estiver completamente à frente do defensor. Se alguma parte do corpo do atacante estiver na mesma linha, então o lance é válido.
Parece pouco, mas de acordo com o ex-árbitro Renato Marsiglia, estima-se que essa pequena mudança possa validar 99% dos gols anulados por impedimento atualmente. (Imagem: Fifa)