Devemos desenvolver a inteligência emocional
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Ter inteligência emocional significa ser capaz de perceber suas emoções e saber dominá-las, entendendo os gatilhos para, então, desenvolver formas de lidar com elas. Mas para desenvolver a inteligência emocional é preciso seguir algumas etapas.
A primeira é o autoconhecimento, onde a pessoa reconhece as próprias emoções e entende como elas afetam seus pensamentos e comportamentos. Só assim é possível conhecer seus gatilhos: o que te irrita, te incomoda, te deixa com raiva, te entristece. Você consegue entender a importância de se conhecer, de saber por que você se descontrola e o que isso provoca de desordens na sua vida.
A segunda etapa é o autocontrole. Aprenda a gerenciar suas emoções para evitar reações impulsivas. Respire e medite diante de uma situação que possa te fazer perder o autocontrole. Fique calado, tente dialogar de forma civilizada, sem atacar, gritar ou lançar ofensas. Isso ajuda porque você muda o foco, passa a pensar e fazer outras coisas e consegue ter controle sobre esses impulsos.
A terceira etapa é ter consciência social, que é a capacidade de desenvolver habilidades para lidar com as emoções dos outros, mostrando empatia e compreensão. Em suma, é praticar a escuta ativa para se conectar verdadeiramente com as pessoas ao seu redor e ouvir realmente o que elas estão te falando. (Foto: Reprodução)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788