Mais polêmica na educação
A semana da Assembleia Legislativa foi marcada por mais um curto-circuito na relação entre as bancadas do governo e da oposição em torno da educação dos paranaenses. O motivo foi um projeto encaminhado pelo Palácio Iguaçu para tornar mais criteriosa a escolha dos futuros diretores da rede estadual.
Aprovada em primeira discussão por 33 votos a 8, a matéria teve de ser devolvida à CCJ diante de várias sugestões de alteração. E o que ela prevê originalmente? Que os candidatos passem antes por uma avaliação de conhecimento mediante prova e apresentação do plano de gestão escolar a uma banca examinadora.
"Um grande avanço para que tenhamos diretores altamente qualificados. O Estado está alterando todo o método de escolha, onde permanecerão diretores com critérios técnicos dentro dessa nova modelagem de reestruturação da educação no Paraná, que já é uma referência nacional. Portanto, o aprimoramento dos diretores é fundamental, principalmente no campo do conhecimento e do relacionamento", defendeu o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano.
"Conquistamos no Paraná, em 1984, o direito da comunidade escolar de escolher livremente os diretores. E, a cada mudança, o governo vem retirando da comunidade esse protagonismo. Por isso, apresentamos um substitutivo geral para corrigir o projeto, além de erros formais", contra-argumentou o deputado oposicionista Professor Lemos. (Foto: Orlando Kissner/Alep)