Plataforma e jogo educativo fomentam doação de sangue
A oscilação no número de doadores traz o risco de desabastecimento nos bancos de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, a cada mil habitantes apenas 14 pessoas doam sangue no Brasil. Com o objetivo de aumentar este número uma startup de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, criou uma plataforma buscando fidelizar as pessoas que já são doadoras e atrair novos voluntários.
Com apoio da Fundação Araucária, o sistema desenvolvido pela Sangue Bom Serviços de Desenvolvimento de Software pretende interligar hemonúcleos com doadores e o comércio local que oferece diversos benefícios exclusivos aos doadores regulares.
"Criamos uma plataforma web que será utilizada pelos hemonúcleos e comércio, interligada a um aplicativo gratuito para smartphones, o qual será utilizado pelos doadores de sangue. Com uma assinatura mensal, nossos parceiros do comércio cadastram promoções para aumentar seu movimento e incentivar o doador a continuar doando, vinculando as promoções às doações frequentes", explica John Tonete, coordenador comercial da Sangue Bom.
O hemonúcleo terá uma forma de se comunicar e gerenciar os doadores, além de um espaço para fazer campanhas. "O sistema acaba sendo uma espécie de agenda para que o doador se atente ao momento da nova doação. Sabemos que no sistema convencional muitas pessoas doam quando lembram ou quando alguém precisa", ressalta.
A tecnologia foi um dos projetos apoiados pelo Programa Centelha que integra o Napi (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Startup Life) da Fundação Araucária. A iniciativa tem como objetivo estimular o empreendedorismo por meio de capacitações para o desenvolvimento de bens, serviços e processos inovadores.
JOGO DIDÁTICO
Outra startup apoiada pelo Centelha é a Ybyram Gamificacao Sustentável, de Curitiba, que montou é um jogo com conteúdo didático voltado às crianças de 9 a 11 anos, de forma interdisciplinar, a partir de um contexto de valores sustentáveis e humanos da ONU (Agenda 2030). A proposta, segundo uma das sócias da startup, Gabriela Mondini de Lima, é uma alternativa disruptiva, divertida e leve. Busca sanar a falta de uma plataforma de ensino a distância, feita especialmente para crianças, considerando suas particularidades emocionais.
"A gente sempre estava pensando em como conectar a educação com a sustentabilidade. E queríamos algo diferente, por isso pensamos no jogo, que fosse realmente divertido e que por trás seria educativo", afirmou Gabriela. "Testamos em duas escolas e vimos claramente uma evolução de crianças que não sabiam o que era sustentabilidade e depois sabiam que sustentabilidade, além de cuidar do planeta, era ajudar os outros, cada um fazer a sua parte na cidadezinha que construímos no jogo". (Foto: Fundação Araucária)