Bombeiros de Foz agora têm o melhor quartel do Estado
O vice Darci Piana, os secretários João Carlos Ortega, Beto Preto e Márcio Nunes, os deputados Sargento Fahur, Luciano Alves e Mateus Vermelho e o comandante-geral da PM, coronel Jefferson Silva, acompanharam o governador Ratinho Junior na inauguração, nesta sexta-feira (1), da nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que atende a 11 municípios da região.
Trata-se do maior e mais moderno quartel do Estado, construído para atender Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante do Oeste. Além do espaço físico, ele está muito bem equipado.
"É um investimento expressivo para modernizar nosso Corpo de Bombeiros, que é considerado um dos melhores do Brasil e agora tem mais um reforço para atender nossa população", destacou o governador, referindo-se a mais de 400 novas contratações feitas recentemente.
Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, o novo quartel tem dois pavimentos e vai concentrar todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, a confecção dos boletins de atendimento do Siate e das demais ocorrências que chegam à corporação, além dos setores de vistoria e análise de projetos de edificações e eventos que são fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros.
O prédio, localizado na Avenida Paraná, n? 6.851, também abriga a Central de Gerenciamento das chamadas de emergência da região, além de contar com salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, alojamentos com garagem e espaço necessário para armazenar os veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros e fazer a manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias. Dele também serão gerenciadas as unidades dos Bombeiros localizadas em Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena.
"A região de Foz do Iguaçu e todo o Paraná mereciam uma estrutura como essa, que vai maximizar a utilização do espaço e o nosso atendimento, além de poder oferecer cursos de formação, seminários e outros eventos dos Bombeiros e de instituições parceiras", ressaltou o comandante do 9° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Amarildo Ribeiro. "Também vamos reduzir o tempo de resposta das ocorrências, que já é baixo. O tempo do Siate para o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, já gira em torno de cinco a sete minutos". (Foto: Ari Dias/AENPR)