Sicoob incrementa segurança contra onda de fraudes digitais
Para fortalecer a segurança de seus mais de 7,3 milhões de cooperados, diante do crescente número de fraudes digitais, tanto dentro quanto fora do sistema bancário, o Sicoob acaba de implementr novas ferramentas de proteção com funcionalidades inéditas no mercado.
Uma das iniciativas de maior destaque é a nova camada de proteção no App Sicoob. Além de outros diversos mecanismos que o aplicativo possui, a camada de defesa cibernética conta com algoritmos que geram alertas e protegem os cooperados contra fraudes e golpes eletrônicos.
No App, ela identifica automaticamente que o cooperado acessou o aplicativo durante a realização de uma chamada telefônica recebida (tanto de operadoras como de WhatsApp) e gera um alerta sobre a possibilidade de golpe.
O superintendente de Segurança Cibernética do Sicoob, Josias Sales, explica que o desafio envolve a disputa pela atenção do cooperado, que possivelmente está sendo abordado por uma golpista. "Temos uma fração de segundos desse tempo com apenas uma mensagem para resgatá-lo. Pensando nisso, chegamos a uma proposta que dispõe de uma imagem mais chamativa, acompanhada por textos curtos. Com isso, atingimos a percepção direta dos cooperados ao fato de que podem estar sob a ação de fraudadores", afirma.
CELULAR
Também foi desenvolvida uma medida de proteção que permite identificar quando o celular do cooperado está compartilhando a tela do aplicativo com algum dispositivo remoto que, neste caso, é utilizado pelos fraudadores para observar as atividades do cooperado em seu dispositivo e até mesmo operá-lo à distância.
No caso do App Sicoob, com o novo mecanismo de proteção, ao invés de transmitir a tela do aplicativo para o fraudador, o app agora exibe uma black screen, tela escura que impede que o fraudador visualize as informações financeiras e possa interagir com o App Sicoob remotamente.
A instituição financeira cooperativa é a primeira no País a implementar essas camadas de proteção com base na detecção de chamadas de voz e identificação e bloqueio do compartilhamento de telas.
De acordo com o superintendente de Prevenção a Fraudes do Sicoob, André Canavarro, após a disponibilização dessas soluções, a expectativa é que haja uma redução significativa de fraudes relacionadas a golpes dessa natureza. (Foto: Divulgação)