Nova secretaria vai comandar sistema prisional paranaense
A governadora Cida Borghetti anunciou nesta segunda-feira a criação da Secretaria Especial da Administração Penitenciária, que será comandada pelo coronel PM Élio de Oliveira Manoel e ficará responsábel pela administração dos assuntos relacionados às penitenciárias e unidades prisionais do Paraná.
Durante reunião de integração das forças de segurança, ralizada no Palácio Iguaçu, Cida explicou que a nova pasta não terá custos adicionais ao Estado, pois irá aproveitar toda estrutura já existente. Segundo ela, a primeira missão é acelerar as obras de presídios que já estão em andamento, iniciar a construção de novas unidades e reduzir o número de presos em delegacias.
PLANO ANTIGO
A decisão de criar essa secretaria especial também era uma reivindicação da seção estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de outras entidades da área jurídica. O presidente da Ordem, José de Augusto Noronha, afirmou que a instituição da pasta atende a uma prática de gestão moderna.
Já o Segurança Pública, o cascavelense Júlio Reis, explicou que a medida representa o atendimento de um pleito antigo, irá fortalecer a integração das polícias e resultará em maior efetividade das ações de segurança. "Assim, as polícias Civil e Militar vão se dedicar exclusivamente às atividades de prevenção e repressão aos crimes. E a atividade de ressocialização, que é extremamente importante, ficará a cargo da nova secretaria", disse. (Foto: Orlando Kissner)