Gargalos da BR-163 em Mal. Rondon preocupa entidades
O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realizou fiscalização preventiva integrada em dois trechos da BR-163 em Marechal Cândido Rondon, onde há uma grande incidência de acidentes.
A ação foi desenvolvida ontem (28) em atendimento a um pedido da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon e recebeu apoio de representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).
A primeira etapa dos trabalhos, que incluiu registro de imagens e avaliação, foi em um dos viadutos do perímetro urbano na cidade. Em seguida, fiscais do Crea-PR e representantes das demais entidades seguiram poucos quilômetros à frente, onde há o acesso a uma mineradora.
A PRF reconhece a importância desse trabalho, sobretudo neste segundo trecho, onde há o tráfego de caminhões com carga. "O local requer uma atenção especial e registramos muitos acidentes com vítimas. Um radar foi instalado e isso já é um grande avanço, mas qualquer outro tipo de melhoria irá reforçar a segurança viária", explicou o inspetor Daniel Garcia. O presidente da AREA-MCR ressalta que a entidade está preocupada com a segurança dos motoristas, inclusive de profissionais que fazem parte da associação e trafegam por esse trecho. "Por isso o nosso pedido e acreditamos que o Crea-PR tem força para mobilizar os demais órgãos como Dnit e PRF para mudanças", disse o engenheiro civil Carlos Roberto Wild.
Como resultado dessa fiscalização preventiva integrada será elaborado um relatório com fotos dos elementos construtivos onde são aplicados conhecimentos de engenharia, tanto na rodovia, como na obra do viaduto.
"O processo será encaminhado para nossa câmara especializada para que uma análise seja feita. Nesse levantamento podemos identificar e propor melhorias de engenharia e nosso objetivo é que essas sugestões tragam mudanças no trânsito, principalmente, o aumento da segurança em defesa da sociedade e a redução de acidentes", ressalta o gerente da regional de Cascavel do Crea-PR, engenheiro civil Geraldo Canci.
O secretário de coordenação e planejamento de Marechal Cândido Rondon, Alisson Ostjen, destacou a competência da equipe com esse trabalho técnico. "É voltado a encontramos soluções dos problemas e não culpados, para diminuir de uma vez os acidentes", resumiu. (Foto: Divulgação)