Sai nesta sexta vencedora do Lote 1 do novo pedágio
Apenas duas empresas, cujos nomes não foram divulgados até o presente momento, apresentaram propostas para exploração do Lote 1 do novo pedágio no Paraná, cujo leilão está programado para as 12h desta sexta-feira (25), na Bolsa de Valores de São Paulo. E até o fim da tarde desta quinta (24) a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) se ambas foram aceitas.
"Está dentro do esperado, porque estamos falando de um lote de quase R$ 10 bilhões em investimentos. Você não tem no mundo empresas que tenham condição de investir este valor. O mais importante é que você tenha uma empresa boa, com condição de fazer as obras e um preço justo. A parte positiva é que você tem empresas que querem a concessão, porque têm casos em que nenhuma empresa participa", afirmou o governador Ratinho Junior ao ser indagado sobre o assunto.
Caso se confirme a participação de ambas, será considerada vencedora aquela que oferecer a menor tarifa, ou seja, o maior desconto sobre a tarifa proposta no edital, que é de R$ 0,10673 por quilômetro rodado.
O Lote 1 inclui trechos da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, bem como das BRs-373, 376 e 476 e das PRs-418, 423 e 427, com a empresa vencedora tendo que executar 344 km de duplicações, 210 km de terceiras faixas, 41 km de vias marginais, 27 km de ciclovias, 11 passarelas, 86 viadutos e 60 paradas de ônibus.
O edital de concessão prevê ainda instalação de câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas; disponibilização de internet Wi-Fi em pontos de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros; instalação de painéis de mensagem variável; iluminação completa em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; e sistema de pesagem automático.