Atos do 8 de janeiro levam à prisão da cúpula da PM-DF
O atual comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Klepter Rosa Gonçalves, que era subcomandante da corporação no 8 de janeiro; o ex-comandante Fábio Augusto Vieira, que chefiava a Polícia Militar do DF na ocasião; o coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, que estava no Departamento de Operações da PM naquela data; o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues e o tenente Rafael Pereira Martins foram todos presos nesta sexta-feira (18), em Brasília.
Eles vão se juntar ao também coronel Jorge Naime e ao tenente Flávio Silvestre Alencar, que já haviam sido presos sob suspeita de terem contribuído nos atos que culminaram com a depredação das sedes dos três poderes. A Operação Incúria foi realizada pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República e os mandados são todos de prisão preventiva e emitidos pelo ministro do STF Alexandre de Moraes a pedido do coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, Carlos Frederico Santos.
"Segundo as provas existentes, os denunciados conheciam previamente os riscos e aderiram de forma dolosa ao resultado criminoso previsível, omitindo-se no cumprimento do dever funcional de agir", informou a PGR em nota oficial, ressaltando que os denunciados devem responder por omissão e diversos outros crimes. (Foto: Marcelo Camargo/AGBR)