Medicina de ponta: Cascavel agora tem até robô cirurgião
O Hospital São Lucas acaba de receber o robô cirurgião Da Vinci X, que representa o que há de mais moderno e tecnológico na área médica. Com a aquisição, a instituição toma frente e assume a vanguarda regional em inovação, estando alinhada aos grandes centros globais.O robô, que somando todos os carros, como são chamados os principais componentes, pesa cerca de uma tonelada e chegou ao Brasil de avião, vindo dos EUA.
Segundo o diretor técnico-administrativo do hospital, Dr. Ildemar Marino Canto, a tecnologia proporciona uma recuperação muito melhor ao paciente. "O robô permite uma precisão cirúrgica única. Nas patologias, como as neoplasias, ele vem associado a uma inteligência artificial, onde temos uma noção milimétrica de cada detalhe dos tecidos e dos órgãos. Da Vinci X facilita muito a vida para o cirurgião, dá segurança na mão e na realização dos procedimentos. Em reconstituições, como a da uretra, o robô evita fibroses, de modo que a recuperação atinge outros níveis, melhorando o pós-operatório", explica.
O coordenador de engenharia clínica da instituição, Maurício Antunes, destaca o corpo profissional que vai atuar com o equipamento. "Para a realização do primeiro procedimento vamos contar com colaboradores altamente capacitados, como uma técnica de enfermagem e uma enfermeira dedicadas a atuação em cirurgia robótica, equipe de engenharia clínica, e médicos que passaram por especialização técnica. Tudo isso para que cada atendimento seja executado da melhor maneira possível, pensando na saúde dos nossos pacientes", diz.
Luiz Rogério de Freitas, consultor técnico em tecnologia robótica do fabricante, comenta que o equipamento é de 4ª geração, a última disponível no mercado, sendo o que há de melhor no Brasil. "O Da Vinci X consegue trazer de forma tecnológica todo o conforto e maior facilidade para que qualquer procedimento, desde os mais comuns até os mais complexos, sejam realizados".
Além da realização das cirurgias, o robô e um simulador serão usados em aulas do 6º ano do curso de Medicina do Centro Universitário FAG, em específico nas disciplinas de Clínica Cirúrgica e Cirurgia Geral. Também será incorporado a Residência Médica de Cirurgia Geral.
O robô é uma das novidades do pacote que contempla o novo Centro Cirúrgico Dr. Francisco de Souza Rocha, recém-inaugurado, que saltou de 6 para 16 salas de cirurgia com capacidade de realizar procedimentos de alta complexidade e setor específico para realizar cirurgias de baixa complexidade, chamado de Hospital Dia. Também há aumento de leitos de recuperação, que saiu de sete para mais de 20 nos dois locais. (Foto: Divulgação)