Plano Safra: Sicoob abre linha de crédito para compra de tratores
A partir da necessidade de um trator novo para a produção de soja, trigo e aveia, a produtora rural Iracema Picini Krebs começou a buscar soluções para a compra do equipamento e encontrou, em uma rede social, informações sobre o Programa Trator Solidário, uma iniciativa do Governo do Paraná voltado à agricultura familiar, que contribui na compra de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas, diretamente com os fabricantes credenciados.
Ela procurou uma indústria franqueada em Cascavel para conhecer mais sobre o programa e deu início aos trâmites necessários para a aquisição. O trator hoje é utilizado para plantar, aplicar defensivos arar a terra, o que facilita a rotina, além da baixa manutenção, que demanda abastecimento, cuidados com a temperatura e troca de óleo.
"Não seria possível comprar o trator sem o programa, porque você tem que ter todo o dinheiro disponível quando adquire de forma particular. É difícil investir tudo só em um trator, porque você também precisa de semente, defensivos, adubo e demais maquinários. Para nós, as parcelas ficaram muito boas para pagar por ano, sem pesar no orçamento", conta Iracema.
O Sicoob Credicapital foi a instituição financeira cooperativa parceira escolhida pela produtora rural para financiar o trator. "Eu tinha certo trauma de ficar muito tempo em banco, reunir toda a documentação e ainda não conseguir alcançar o objetivo desejado. Quando financiei com a cooperativa foi diferente. A equipe atendeu nossas necessidades, estava pronta para conversar e tirar dúvidas, encaminhar a papelada necessária para a concessionária. Adorei trabalhar com o Sicoob Credicapital", detalha.
Através do Plano Safra, o Sicoob Credicapital reabriu neste mês as linhas de Investimento Pronaf para atender o Programa Trator Solidário, com prazo para pagamento de até 7 anos e carência de até 14 meses. "O programa permite que pequenos produtores rurais possam modernizar o dia a dia no campo, trazendo maior agilidade e eficiência aos processos, contribuindo para aumento da produção de alimentos e grãos com maior nível de sustentabilidade’’ explica o especialista em crédito rural do Sicoob Credicapital, Claudinei Rodrigues da Cruz.
As taxas para o ano safra 2023/2024 são as seguintes: para custeio os produtores enquadrados no Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) é de 8% a.a. Já para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é de 3% a 6% a.a. Para demais produtores, a taxa será de até 12% a.a. Já para investimentos, as taxas variam entre 7 e 12% a.a., de acordo com o programa. (Foto: AENPR)