TSE deve barrar a candidatura Lula antes do horário eleitoral
Com o encerramento do prazo para realização das convenções, neste domingo, partidos e candidatos passam a mirar novas datas importantes do calendário eleitoral. Nesta segunda-feira inicia o prazo para registro das candidaturas, mas a caça ao voto propriamente dita só estará liberada a partir do dia 23. O horário eleitoral, no entanto, terá início apenas no dia 31 deste mês, se estendendo até a véspera do pleito de 7 de outubro.
Além dessas datas, o PT terá algo mais com que se preocupar. Conforme reportagem da revista IstoÉ deste fim de semana, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral já acertaram os ponteiros dentro de uma estratégia para tentar evitar o que consideram um grande risco ao País: a desmoralização do processo democrático, com a imposição de candidaturas sem o amparo legal.
A estimativa é de que até o próximo dia 23, portanto uma semana antes do início do horário eleitoral, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá barra a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa.
Em isto ocorrendo, o PT terá que buscar uma segunda via se não quiser ficar de fora da disputa. A maioria defende a escolha de outro candidato dos quadros petistas, mas comentários internos dão conta que é real a chance de o partido se aliar ao pedetista Ciro Gomes.