Itiapu expande atuação na área socioambiental para 434 cidades
A Itaipu Binacional lança oficialmente no próximo dia 18 o programa Itaipu Mais que Energia, que consolida a ampliação da área de abrangência da usina. A partir do lançamento, os trabalhos socioambientais passarão de 54 municípios para 434, somando todos os 399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
Os prefeitos de todas as cidades da nova área de abrangência foram convidados para o evento de lançamento, que será no Hotel Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu. Também está prevista a participação de parlamentares e outras autoridades.
Durante o evento, a diretoria da Itaipu Binacional vai assinar uma ordem de serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para os municípios.
Segundo o diretor-geral Enio Verri, "a grandeza de Itaipu oferece inúmeras possibilidades de contribuir com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. As possibilidades de parceria são diversas e acreditamos na importância de retornar à sociedade uma parte de nossos investimentos, especialmente para setores de vulnerabilidade social".
A expansão da área de influência da usina está diretamente relacionada à vida útil do lago de Itaipu. Por meio de análises técnicas, a atual gestão da Itaipu percebeu que diversas bacias hidrográficas dos territórios paranaense e sul-mato-grossense têm impacto sobre o assoreamento dos afluentes ao Rio Paraná e, consequentemente, sobre o reservatório, por isso decidiu ampliar a área.
Com essa expansão, a atuação socioambiental da Itaipu irá beneficiar diretamente mais de 11 milhões de pessoas em aproximadamente 200.000 km², fortalecendo sua contribuição às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. (Foto: Edino Krug/Itaipu)