Veja as obras que o novo PAC contempla no Paraná
A pedido de Brasília, o Governo do Paraná indicou para o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma série de novas obras de infraestrutura e logística, além de outras voltadas à educação, à saúde e ao saneamento básico.
O programa prevê para o Paraná um total de R$ 107,2 bilhões e contempla muitos projetos, dentre eles o da chamada Nova Ferroeste, o Contorno de Guaíra e o segundo lote da Estrada Boiadeira, que já está recebendo pesado investimento da Itaipu Binacional.
Outras ações indicadas pelo Estado incluem a ampliação da capacidade da BR-476, em União da Vitória; a implantação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, entre Alto do Amparo e Imbituva; e a ampliação da sua capacidade entre Imbituva e Paulo Frontin; além do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a implantação da BR-101 no Paraná.
No âmbito aeroviário, o Aeroporto de Ponta Grossa terá a sua pista de pouso e decolagem ampliada, servindo como alternativa para voos quando o Aeroporto de Curitiba estiver fechado. Já o de Maringá receberá melhorias no terminal de passageiros e torre de controle de tráfego aéreo.
FERROESTE E CONTORNO
O novo corredor de exportação férreo vai ligar o Porto de Paranaguá à Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com ramais até Chapecó, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, num total de 1.567 quilômetros de trilhos, passando por 66 municípios. O projeto está na fase de licenciamento ambiental pelo Ibama.
Construída durante a década de 1990, a Ferroeste opera no trecho de 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava, município onde se conecta à Malha Sul. Atualmente, um contêiner refrigerado que sai de Cascavel pode levar até cinco dias de viagem para chegar ao Litoral, tempo que deverá ser reduzido para 20 horas no novo modelo, inclusive com uma nova descida na Serra do Mar. O vencedor do leilão vai executar as obras e operar a malha ferroviária por 99 anos.
Já o Contorno de Guaíra terá 4,6 quilômetros de extensão, ligando o acesso ao Mato Grosso do Sul pela BR-163 à BR-272, que faz ligação com Umuarama. A obra receberá investimento de R$ 65,8 milhões, incluindo recursos do Tesouro Estadual. E a Ponte de Guaíra também será restaurada e modernizada.
OUTROS INVESTIMENTOS
O novo PAC também lista uma série de arrendamentos já planejados e conduzidos pela Portos do Paraná, com a delegação de gestão inédita recebida pela empresa, a serem ofertados para a iniciativa privada, aumentando a capacidade de movimentação de cargas no Porto de Paranaguá. A iniciativa deve ser diretamente impactada pela Nova Ferroeste e pelo Moegão, projeto conduzido pelo Governo do Estado e que receberá R$ 592 milhões do Governo do Estado.
O PAC prevê ainda para o Paraná investimentos para as áreas da saúde, educação, ciência, tecnologia e inclusão digital, num total de R$ 30,1 bilhões. Dois terços desse valor será empregados na construção de creches e escolas em tempo integral, além de modernização e expansão de institutos e universidades federais instalados no Estado. Outros R$ 6,8 bilhões serão aplicados na construção de novas unidades básicas de saúde, policlínicas e maternidades, bem como a aquisição de ambulâncias para tratamento especializado.
A lista completa de obras contempladas com esses recursos pode ser acessada clicando AQUI. (Foto: Albari Rosa/AENPR)