Univel conecta ensino em sala com o mercado e define novo mestrado
"Apresentar aos acadêmicos novas experiências, interligar a formação com a realidade do mercado de tecnologia e facilitar o caminho para entrar no mercado de trabalho", essas foram palavras do coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Centro Universitário Univel, professor Rudimar Britzke, durante a abertura da Citic (Conferência em Inovação, Tecnologia da Informação e Conhecimento), que reuniu, durante três dias, estudantes, professores e profissionais do campo tecnológico e proporcionou uma plataforma de conhecimento para a troca de experiências, ideias e conhecimentos sobre o futuro da tecnologia.
Com uma programação abrangente, o evento fomentou o diálogo e a colaboração entre os participantes, promovendo uma análise profunda das tendências emergentes na área de tecnologia da informação, e também foi transmitido ao vivo para alunos do curso na modalidade EaD.
Para o professor Rudimar, o evento cria um ambiente de integração entre sala de aula, network e contato com o mercado de trabalho. "O cenário perfeito é quando o nosso aluno pode trabalhar da área e ainda fazer sua graduação, pois o que aprende na empresa usa em sala e o que vê em sala aplica na empresa, por isso que estamos aproximando em nosso evento empresas de tecnologias da cidade para aproximá-los", pontuou o coordenador de TADS.
A conferência contou com a participação de palestrantes do setor, professores especializados e alunos do curso TADS, que apresentaram e debateram temas diversos, desde senioridade em desenvolvimento de software, oportunidades e desafios da programação e mercado internacional para Devs, além de mesa redonda e apresentações de empresas que destacaram pontos fortes e fracos no mercado de trabalho.
As palestras foram cuidadosamente selecionadas para abordar aspectos atuais e futuros da tecnologia, permitindo que os participantes obtivessem insights valiosos sobre o cenário tecnológico em constante evolução. "As palestras vêm como um diferencial na formação dos alunos a fim de trazer novas experiências e temas relevantes, com a finalidade de complementar e dar novos rumos de aperfeiçoamento desses novos profissionais", finalizou Rudimar.
Entre os palestrantes esteve o engenheiro de software backend N1 da empresa iFood, Ivan Reffatti, que detalhou aos acadêmicos um pouco da sua experiência no mercado de trabalho. "Foi um momento para compartilharmos experiências e boa parte da minha vivência no iFood, além de compartilhar desse espaço de integração e vivência acadêmica para apresentar um pouco de como é o mercado de trabalho e como é trabalhar numa empresa como o iFood", disse Ivan.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) oferece uma visão voltada para o futuro, capacitando os acadêmicos para se manterem atualizados com as tendências tecnológicas e a usá-las de maneira estratégica. Durante a graduação, os alunos são instruídos nos princípios computacionais, suas aplicações e o processo de desenvolvimento de sistemas, tudo isso combinado com competências em administração e empreendedorismo. O curso da Univel tem conceito 4 pelo Ministério da Educação, é o melhor curso de Cascavel, o 2º melhor curso entre as faculdades privadas do Paraná e o 2º melhor Estado.
As aulas do TADS ocorrem em laboratórios modernos, equipados com as ferramentas mais recentes para análise, design e desenvolvimento de sistemas. Essa abordagem garante que os alunos tenham uma imersão prática desde o início de sua formação.
Os graduados são preparados para a inovação tecnológica, disseminação de conhecimento, pesquisa aplicada e desenvolvimento de habilidades empreendedoras, entre outras aptidões essenciais.
Para saber mais sobre o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Univel acesse o site: unível.br. O curso está disponível na modalidade presencial e EaD.
NOVO MESTRADO
A semana da Univel também foi marcada pela a decisão de celebrar uma parceria com o Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras) para ofertar vagas no Programa de Mestrado em Direito, Inovação e Regulações.
São duas linhas de pesquisa cujas análises concentram-se no papel das instituições: seus normativos, questões corporativas, contratos e mercados específicos. Além disso, os estudos também abordam questões públicas: a conjuntura política, a ordenação macroeconômica e o sistema de justiça. Ambas, hoje, influenciadas e integradas aos conteúdos tecnológicos. O público-alvo são atores ligados a instituições ou com atuação nas áreas de fronteira e representantes de forças de segurança que atuam em tais regiões.
O evento de lançamento da parceria tem previsão para outubro deste ano o processo seletivo deve ocorrer a partir de novembro, com aulas presenciais mensais na cidade de Cascavel, a partir de fevereiro. O curso terá duração de 24 meses e quem quiser participar deve responder ao formulário de interesse disponível neste LINK. (Foto: Divulgação)