A 2ª ponte Brasil-Paraguai é ou não é uma obra de arte?
A rotina da noite da última terça-feira (8) na fronteira entre Brasil e Paraguai foi quebrada pelo primeiro teste da iluminação em led da estrutura arquitetônica da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que ganhou cores cênicas das bandeiras dos dois países.
A iluminação foi instalada em parceria entre o Consórcio Ponte Brasil-Paraguai e os contratantes da obra - Itaipu Binacional, Governo do Paraná e Dnit, e os custos da energia propriamente dita e da manutenção caberão à Prefeitura de Foz do Iguaçu. De acordo com o DER-PR, o teste marcou o término da obra, que deveria ter sido inaugurada em 12 de dezembro do ano passado, o que não aconteceu porque o então presidente Jair Bolsonaro suspendeu de última hora sua vinda à fronteira.
Nos estais da ponte foram implantados projetores com aproximadamente 19.000 pixels em RGB e nos pilares e mastros foram instalados barras com projetores lineares. O sistema é composto por quadro de controle para programação de mudança de cores.
Da metade da ponte em direção a Foz, as lâmpadas ficaram nas cores verde e amarela. No sentido oposto, as luzes ficaram vermelhas, brancas e azuis, cores da bandeira do Paraguai. Por serem de led, as lâmpadas podem ganhar qualquer tom de cor.
Quando a nova ligação entre os dois países estiver funcionando na prática, a iluminação poderá também ganhar cores temáticas, para lembrar datas comemorativas. Com as luzes, a ponte reforça seu apelo como novo atrativo turístico da região de fronteira, como foi comprovado pelo teste feito nesta terça-feira.
No Natal de Águas e Luzes, em 2021, a Ponte da Amizade recebeu projeção cênica durante o mês de dezembro, também com as cores do Brasil e do Paraguai. Foi a primeira vez que a via, inaugurada em 1965, ganhou iluminação especial.
O ensaio na Ponte da Integração destacou a beleza da sua estrutura, que é do tipo estaiada. A nova ligação sobre o Rio Paraná tem 760 metros de extensão, um vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul, e é sustentada por duas torres, com 120 metros de altura. Conta com duas pistas de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares. (Foto: DER-PR)