Boa ideia: R$ 51 milhões vão transformar a Carlos Gomes
Se tudo correr dentro do previsto, dentro de 15 meses a Avenida Carlos Gomes, uma das principais de Cascavel, não lembrará mais em quase nada a atual, que leva do centro da cidade até o campus da Universidade do Oeste. E é bom que haja uma grande transformação para melhor mesmo, pois o projeto todo irá demandar um investimento de R$ 51,1 milhões em recursos do Fonplata.
A "nova" Avenida Carlos Gomes terá três pistas no sentido sul/centro e duas no sentido centro/sul, e em caso da necessidade de desafogo nos horários de pico, a Rua Alexandre de Gusmão será outra importante alternativa de deslocamento no sentido bairro/centro.
O planejamento para execução das obras foi discutido em reunião na manhã desta segunda-feira (7), com a participação de representantes da administração municipal e Augusto de Conto, que é diretor da Petrocon, empresa vencedora da licitação e cujo contrato também foi assinado nesta na oportunidade - a execução propriamente dita deve começar num prazo de 15 a 20 dias.
"As pessoas têm dito que a Carlos Gomes é a obra mais importante. Eu diria que é a mais complexa, porque obra importante é aquela que chega perto das pessoas. Nós fizemos 22 avenidas de bairros em Cascavel, então a Carlos Gomes é, sim, a mais complexa, porque é o grande corredor de ligação do centro da cidade com a região Sul e da região Sul com o centro", destacou o prefeito Leonaldo Paranhos.
Ele lembrou que, como qualquer outra grande obra, essa também virá acompanhada de transtornos e gargalos, mas que o planejamento será feito para impactar da menor forma possível a vida das pessoas. "Quando nós tirarmos o canteiro central - lá está a iluminação da Carlos Gomes - termos que nos antecipar e colocar a iluminação nas calçadas para não termos um apagão, evidentemente. São detalhes importantes, por isso esse planejamento é necessário", acrescentou o mandatário, pedindo a compreensão da população.
O secretário de Obras, Sandro Camilo Rocha, destacou que se trata do maior contrato de engenharia assinado pelo Município. "É um grande desafio, a Carlos Gomes terá uma grande revitalização, sabemos da importância dessa avenida, tanto para o tráfego de veículos, passageiros do transporte coletivo e, também, por ser uma via com grande comércio", disse. Ainda segundo ele, os trabalhos serão iniciados em dois ou três pontos ainda a serem definidos e trechos da avenida precisarão ser temporariamente fechados. (Foto: Secom/PMC)