Grande Oriente do PR troca de direção e celebra 120 anos
A noite da sexta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Paraná, ficou marcada pela posse da nova diretoria da Comab (Confederação Maçônica do Brasil) para o período 2023/20247, ocorrida em uma sessão solene proposta pelos deputados Luiz Claudio Romanelli e Soldado Adriano José.
Romanelli não pode comparecer, mas deixou sua mensagem. "Minha reverência ao grão-mestre Cristian Adrian Flores Maldonado, que muito nos orgulha ao assumir a presidência da Confederação Maçônica do Brasil. Desejo absoluto sucesso nesta nobre tarefa de conduzir as irmandades maçônicas do nosso País".
"Congratulações também a todas as personalidades que hoje recebem o meritório reconhecimento da maçonaria por relevantes serviços prestados à sociedade. Que todos aqui sigam imbuídos em cumprir a nossa grande missão de defender a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Que este encontro fortaleça a vontade e a esperança de termos uma sociedade cada vez mais justa e mais humana, construída sob as bases e compromissos da maçonaria de sempre promover o bem comum", completou o deputado Romanelli.
Soldado Adriano presidiu a sessão. "Parabenizo o Senhor Cristian Flores Maldonado por sua posse como líder da Maçonaria e elogio toda sua competência e compromisso com os valores que essa instituição representa", disse.
SELO COMEMORATIVO
Concomitante à cerimônia de posse da nova diretoria da Comab, que coincidiu com os 120 anos do Grande Oriente do Paraná, foi feito o lançamento, pelos Correios, de um selo personalizado e carimbo comemorativos. Embora os selos sempre comemorem alguma data ou algum marco histórico, vale destacar que há distinção entre as peças comemorativas e as personalizadas. No caso do Grande Oriente do Paraná, trata-se de selo personalizado. Os comemorativos são os selos dos Correios, constantes em programação anual.
Já o Grande Oriente do Paraná, fundado em 4 de setembro de 1902, conta com 178 lojas e mais de 5.200 integrantes e está filiado justamente à Comab, entidade nacional que promove e coordena a ação maçônica das instituições a ela confederadas, bem como à Confederação Maçônica Interamericana e à Conferência Mundial de Grandes Potencias da Maçonaria Regular.
Compuseram a mesa o presidente da sessão solene, deputado Adriano José; o grão-mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco e atual presidente da Comab, Guilherme de Queiroz Ribeiro; o grão-mestre do Grande Oriente do Paraná e novo presidente da Comab, Cristian Adrian Flores Maldonado; o diretor do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, ex-governador Orlando Pessuti; o desembargador José Augusto Gomes Aniceto; o procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e grão-mestre da Grande Loja do Paraná, Marco Antônio Corrêa de Sá; o superintendente estadual dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim; o vereador curitibano Rodrigo Reis e o secretário de Administração da Prefeitura da Capital, Alexandre Jarschel de Oliveira.
A COMAB
A Comab uma confederação de Obediências Maçônicas do Brasil com sede institucional em Belo Horizonte/MG. Fundada com o objetivo de agrupar e organizar os Grandes Orientes Independentes, que surgiram, principalmente, nas cisões ocorridas dentro dos Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil no ano de 1973. Sendo considerada Maçonaria Regular pois pratica todas as regras da maçonaria universal, bem como integra demais confederações internacionais e regulares pelo mundo.
Possui grande representatividade em todo o território nacional, através dos Grandes Orientes Independentes de cada Estado do Brasil, além de dar apoio na organização do grande contingente de maçons, ligados à estas Potências Maçônicas Estaduais, presente em 25 (vinte e cinco) estados Brasileiros, incluindo o Distrito Federal. (Foto: Eleozir Silva/Alep)