Tucanos salvos pelo gongo
Só na noite de ontem, a pouco mais de 48 horas do término do prazo para realização das convenções, o desespero que tomava conta do PSDB paranaense deu lugar à calmaria. Diante da iminência de ver aliados debandarem para a candidatura de Ratinho Júnior, Ricardo Barros teve que "engolir" a entrada dos tucanos na chapa encabeçada pela esposa Cida Borghetti, que assim assegurou a maior fatia do horário eleitoral gratuito, com aproximadamente sete minutos. Ainda falta definir quem será o candidato a vice. De resto a chapa está definida, com Cida ao Governo do Estado, Beto Richa e Alex Canziani ao Senado.
Chapão
Os partidos pró-Cida também fecharam coligação para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. PP, PSDB, PTB, DEM, PSB, PMN, PROS e PMB vão caminhar juntos na proporcional, o que complicou a situação para alguns dos atuais deputados estaduais e federais desses partidos que irão concorrer à reeleição e não estão bem na "fita".
Ratinho mais forte
Mas se a candidatura de Cida se fortaleceu com o ingresso do PSDB, com a de Ratinho Júnior não foi diferente. Depois do PSC e do PV, o candidato do PSD recebeu o apoio também de PRB, PHS e PPS. E deve receber novas adesões entre hoje e amanhã.
Terceira via
A terceira candidatura teoricamente com real potencial na disputa pelo Governo do Paraná sairá do PMDB. A executiva do partido se reúne neste domingo de manhã, em Curitiba, para confirmar o deputado federal João Arruda a governador e definir o nome do vice e dos partidos que comporão a aliança.
Parcianello
O nome do cascavelense Walter Parcianello segue fortemente cotado para vice de Arruda, mas sua confirmação depende justamente do que for definido na reunião de amanhã. De qualquer forma, a pedido do comando peemedebista o irmão de Frangão já encaminhou a Curitiba toda documentação necessária para o registro da candidatura.
Pela vida I
Por falar em Frangão, ele usou as redes sociais durante a semana para fazer campanha contra a legalização do aborto. A iniciativa foi desenvolvida diante da decisão do STF de desenvolver amplo debate com representantes de setores favoráveis e contrários à discriminalização desta prática para ajudar os 11 ministros da corte a formarem sua convicção para analisar uma ação relativa ao tema ajuizada no ano passado pelo PSOL.
Pela vida II
Igualmente contrário à legalização do abordo, o também deputado cascavelense Evandro Roman quer que o assunto seja decidido no Congresso Nacional, onde tem certeza de que a discriminalização será rejeitada. "Não podemos aceitar que o STF tire prerrogativas do Legislativo e discuta a matéria por meio de medida judicial. Essa é uma matéria de responsabilidade do Parlamento", sustenta.
* Pílulas
* O recesso na Câmara de Cascavel terminou há dois dias, mas a primeira sessão ordinária do segundo semestre só será realizada nesta segunda-feira, com início às 9h30. * Na pauta estão cinco projetos, dentre eles o que isenta a Unioeste do pagamento das taxas de lixo e de desastres e já foi alvo de críticas de alguns vereadores. * A Cettrans deu início nesta semana à retirada dos pontos de ônibus das vias de Cascavel por onde os ônibus do transporte coletivo deixarão de passar a partir do próximo dia 20. * "Na próxima semana faremos uma ampla divulgação das novas linhas na mídia e também com informes dentro dos ônibus", adianta o presidente Alsir Pelissaro. * Guidimar Arely de Oliveira, jovem vereador da cidade paranaense de Telêmaco Borba, morreu vítima de um acidente de carro na manhã deste sábado. * O PDT promete lançar o ex-deputado toledano Nelton Friedrich como candidato ao Governo do Paraná. É aguardar pra ver se isso se confirma. * Teimoso como sempre, o PT homologa neste sábado a candidatura de Lula à Presidência, mesmo sabendo que ele está impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer.